A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), dá início, nesta segunda-feira, 8, às campanhas nacionais de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação para atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente. Nesta etapa, a aplicação dos imunizantes ocorre em todas as 29 unidades de saúde do município.
– Temos uma rede altamente qualificada, que otimiza sempre a aplicação da vacina da forma mais rápida possível. Queremos continuar atingindo altos índices de vacinação em todo o município – destacou o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca.
De acordo com o Ministério da Saúde, as campanhas serão realizadas no período entre 8 de agosto e 9 de setembro. No dia 20 de agosto, será promovido o dia “D” de divulgação e mobilização nacional.
Com a realização destas campanhas de vacinação, ainda conforme destaca o Informe Técnico do órgão, o Brasil reafirma o compromisso internacional de manter o país livre da poliomielite e de manter a situação vacinal das crianças e dos adolescentes em dia.
Com o objetivo de alcançar cobertura vacinal igual ou superior a 95% para a vacina contra a poliomielite na faixa etária de um a menores de 5 anos de idade, bem como reduzir o número de não vacinados de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, a SMS reforça a proteção à população contra as doenças imunopreveníveis e ressalta a redução dos bolsões de não vacinados.
Além disso, a pasta salienta que as campanhas coincidirão com a realização da imunização contra a covid-19, já em andamento. As vacinas contra o coronavírus poderão ser administradas simultaneamente ou com qualquer intervalo com as demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação na população a partir dos 3 anos de idade.
Confira o Informe Técnico completo do Ministério da Saúde aqui.