O Rua Aberta é um evento mensal proporcionado pela Prefeitura de Gravataí. A cada mês, além de proporcionar lazer para a população, o evento tem reunido artistas e microempreendedores. Tamanho sucesso é o evento que, além de promover momentos de diversão para os moradores, também tem proporcionado muitos impactos e mudanças aos seus participantes, incentivando novos caminhos para os que empreendem.
Tal como é, o projeto possibilitou com que uma das participantes do Rua Aberta realizasse o estabelecimento de seu negócio, conseguindo abrir a sua própria loja física. É o caso da Dona Ilda, uma das comerciantes que transformou seu sonho em realidade por meio do “Delícias da Vovó Ilda”.
Com uma semana de funcionamento, a loja está situada em frente ao Centro Administrativo da Prefeitura de Gravataí, no bairro São Vicente. O empreendimento é fruto de sua participação no evento, onde a empresária conseguiu divulgar seus produtos e conseguiu obter uma carteira de clientes fiéis e interessados em seus produtos.
“O Rua Aberta nasceu com o propósito de transformar as ruas da cidade em espaços de convivência, cultura e incentivo ao empreendedorismo local. Hoje é um patrimônio cultural da população de Gravataí. É muito gratificante que a Rua Aberta tenha sido atuante para fornecer oportunidades ao pequeno empreendedor e também como incentivo para os talentos locais”, destaca o prefeito Luiz Zaffalon.
Como tudo começou
Feliz e animada, Dona Ilda Lopes dos Santos destaca que tudo ocorreu muito rápido: ela começou a fazer doces em abril do ano passado para vender de porta em porta. Em outubro, ela começou a participação no Rua Aberta e, dois meses depois, no Feiraí na Prefa.
“Eu tinha muita vontade de participar do Rua Aberta. Recebi todo o apoio e força para participar do evento. Iniciei só com uma mesinha usada, tudo de última hora, porque não tinha dinheiro. E o pessoal lanchava lá na minha mesinha”, lembra. “Hoje, eu vendo tudo o que está aqui: coxinhas, bolos, pão, cucas, salgados. Faço poucas encomendas, mas o atendimento maior é o presencial”, comemora.
Dona Ilda afirma que seu negócio alavancou de fato quando começou a participar do Feiraí. “Diversos funcionários da prefeitura começaram a conhecer meus produtos e veio bastante gente. Com isso, surgiu a ideia de abrir um negócio próximo à prefeitura para conseguir atendê-los todos os dias, e não só na 2ª como ocorre no Feiraí”, esclareceu.
Além de trabalhar com seus bolos, a empreendedora atuava, até pouco tempo atrás, como faxineira. Na última semana, no dia 9, ela conseguiu, enfim, realizar o sonho de toda a sua vida: abrir as portas da sua loja física.
Rua Aberta e Feiraí na Prefa
O Rua Aberta é um evento mensal, realizado na Avenida Dorival de Oliveira, em frente ao Parcão, promovido pela Prefeitura de Gravataí, com o intuito de impulsionar o comércio local, estimular a convivência social e oferecer lazer gratuito para a comunidade. Realizado sempre aos domingos, a iniciativa tem valorizado os empreendedores e artistas locais.
O Feiraí na Prefa, por sua vez, é um evento que ocorre semanalmente, sempre às segundas-feiras, no pátio do Centro Administrativo da Prefeitura (Av. Itacolomi, 3600 – São Vicente). A feira oferece espaços para a agricultura familiar, economia solidária e food trucks e é aberta ao público geral.