Não tem jeito. A duplicação da avenida Centenário, trecho compreendido entre a RS-118 e a rótula da Adolfo Inácio de Barcelos – trevo do Aldeião – não ficam prontas até o próximo dia 21.
Apesar de o prazo ser de cinco meses a contar da Ordem de Serviço assinada em 21 de novembro pelo prefeito Marco Alba (PMDB), hoje já se fala que a conclusão do serviço só vai acontecer, provavelmente, em junho próximo.
O trabalho realizando pela empreiteira enfrentou contratempos, como a necessidade de reforçar a estrutura em alguns pontos antes de preparar o terreno para receber o asfalto, segundo um dos funcionários da Pedraccon Mineração e Pavimentação.
Mudança dos postes
Ontem o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Alison Silva, disse que nesta semana aconteceu uma reunião com técnicos da empresa Rio Grande Energia (RGE), concessionária dos serviços de energia na cidade.
— Acertamos com eles a questão da realocação de alguns postes da rede que é para viabilizar o andamento do serviço — explicou o secretário Alison.
Outra providência, de competência da Prefeitura e que vai acontecer nos próximos dias, é a mudança do trânsito nas imediações do Gravataí Shopping Center. A data certa ainda não está definida.
— Este procedimento vai ser necessário para que possamos reforçar a estrutura e fazer a vedação de galerias que cruzam sob a Centenário naquele trecho. É para evitar que venham a se romper em chuvaradas mais fortes causando transtornos como os que já aconteceram — disse.
O trabalho será executado pela Prefeitura e não faz parte do contrato firmado com a Pedraccon para a duplicação da Centenário.
Asfaltamento
Mesmo com o atraso o secretário de Mobilidade acha que as obras estão num ritmo bom. A primeira parte, entre o trevo do Aldeião e o Gravataí Shopping está bastante adiantada, com os meio-fios já colocados e, atualmente, sendo feita a parte do asfaltamento.
Depois de as obras de infraestrutura envolvendo as galerias pluviais na frente do shopping, aquele trecho também vai ser liberado para a empreiteira. Já o segundo trecho, do shooping em direção à RS-118, também já está sendo atacado pelos funcionários da empresa.
— Estamos com cerca de 70% da obra pronta. Os 30% que faltam são detalhes no primeiro trecho e o restante, do shopping até o trevo com a 118 — pontuou Alison, explicando que o serviço nesta segunda etapa deve andar mais rapidamente porque parte do trecho já tem estrutura necessária para facilitar a duplicação.
Os semáforos
A sinalização da pista duplicada e a construção do canteiro central, ainda de acordo com o secretário, engenheiro e pós-graduando em Engenharia de Tráfego, serão as últimas providências antes de ser cortada a fita da inauguração.
Alison explicou que serão retirados os semáforos que, hoje, permitem a conversão à esquerda, para os motoristas que se deslocam na direção do Parque dos Anjos e desejam, por exemplo, acessar o quartel do 17º Batalhão de Polícia Militar.
Quem quiser ir até a Brigada Militar vai ter que se deslocar até o trevo do Aldeião, onde fará o retorno e, da Centenário, dobrar à direita. É o que Alison classificou como “ônus decorrente das melhorias nas condições da mobilidade urbana como um todo”.
A pintura das pistas (chamada sinalização horizontal) e as placas (sinalização vertical), serão feitas nas últimas duas semanas da obra. Quase simultaneamente ao canteiro central que será construído por meio de extrusão.
— É um equipamento específico que facilita a construção no local. Não serão blocos, mas uma estrutura com 15 a 20 centímetros de altura que é para evitar que os veículos passem de uma para outra pista.
LEIA TAMBÉM:
COM VÍDEO | Agora é a avenida Centenário, depois a Adolfo e as pontes do Parque
Fomos conferir como anda a duplicação da Centenário
PARA SABER
1
A ordem de serviço foi assinada pelo prefeito Marco Alba (PMDB) em 21 de novembro passado, com prazo de cinco meses para a execução da obra pela Pedraccon Mineração e Pavimentação. O prazo vence, portanto, no próximo dia 21.
2
O trecho duplicado, de cerca de dois quilômetros, vai ter quatro pistas – duas em casa sentido e cada uma com 3,5 metros de largura, mais um canteiro central de um metro. De meio fio a meio fio, portanto, a Centenário terá um total de 15 metros de largura.
3
O investimento é de aproximadamente R$ 1,3 milhão, dinheiro dos cofres municipais e antecipação à contrapartida de um empréstimo que seria tomado pelo governo junto à Confederação Andina de Financiamento (CAF), que ainda não saiu do papel.
Confira o vídeo.