NEGÓCIOS

Da Tellescom à Natura: como Cachoeirinha busca atrair investimentos no pós-enchente

foto de Jeannifer Machado

A Prefeitura de Cachoeirinha divulgou balanço de novos investimentos privados e expansão de atividades econômicas. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET) informa que a atuação tem ocorrido em duas frentes: aproximação com empresas já instaladas e atração de novos empreendimentos.

A empresa Tellescom, do setor de semicondutores, confirmou a implantação de uma unidade em Cachoeirinha após quase dois anos de negociações com a Prefeitura. O investimento é estimado em R$ 1 bilhão e prevê a criação de aproximadamente 1 mil empregos diretos.

“Grandes corporações olham para Cachoeirinha como destino de expansão, enquanto pequenos negócios encontram apoio para crescer”, destaca a secretária Sueme Pompeo de Mattos.

Programa Desenvolver Cachoeirinha

Para receber novas empresas, o governo Cristian Wasem implantou o Programa Desenvolver Cachoeirinha, que já atendeu dez empreendimentos. O programa concede incentivos fiscais e agilidade em processos de licenciamento mediante contrapartidas sociais.

A secretaria também acompanha empresas já instaladas em processos de mudança de endereço ou ajustes de operação.

Conforme a secretária, a Prefeitura mantém reuniões mensais com o Centro das Indústrias de Cachoeirinha (CIC), a Associação Comercial de Cachoeirinha (ACC) e o Sindilojas. Também realiza visitas técnicas por meio do programa Indústria de Portas Abertas e encontros semanais com empresários locais.

A Sala do Empreendedor foi reconhecida com a Certificação Ouro do Sebrae. Em 2024, o município registrou 4.400 novos CNPJs, entre MEIs e empresas de maior porte.

Distrito Industrial

A secretário lembra que o Distrito Industrial de Cachoeirinha recebeu novas empresas após as enchentes de 2024. Localizado em área não alagada, atraiu centros de distribuição da Casa do Papel e da Natura.

Com apoio do Sebrae e do programa Cidade Empreendedora, o município estruturou o Movimento C, que reúne universidades, entidades empresariais, sociedade civil e poder público para desenvolver projetos de inovação.

Cachoeirinha também participa do Fórum de Inovação da Granpal.

Projeto Cachoeirinha 2050

O município lançou o projeto Cachoeirinha 2050 – Resiliência Urbana e Inovação na Gestão de Riscos Climáticos, que prevê US$ 88 milhões de investimento em cinco anos.

O planejamento inclui melhorias em infraestrutura, acessos e áreas estratégicas para instalação de novas indústrias.


LEIA TAMBÉM

O que se sabe sobre investimento bilionário da fábrica de semicondutores em Cachoeirinha

Na China, prefeito de Cachoeirinha Cristian Wasem está no lugar certo, na hora certa; o guanxi e o provincianismo

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade