saúde

Como Cachoeirinha reduziu tempo de cirurgias

Prefeito acompanhou saída de pacientes para o hospital conveniado em Parobé

Um grupo de 19 pessoas aguardava na manhã de quarta para partir em direção a Parobé. O prefeito Miki Breier e o secretário da Saúde Paulo Abrão estavam presentes na saída dos pacientes que seguiam para realizar cirurgias eletivas, marcadas pela Secretária da Saúde de Cachoeirinha.

– Passamos pelo posto de saúde que nos encaminhou. Minha primeira consulta no Hospital em Parobé foi em setembro e hoje estou indo mostrar meus exames. Atendimento é humanizado. O hospital tem ótima estrutura – disse Letícia Ramos da Costa, moradora do bairro Betânia que segue no processo para a retirada da vesícula.

O tempo de espera para estes tipos de cirurgias eletivas baixou para aproximadamente três meses enquanto a média de tempo no Estado ultrapassa dois anos.

As cirurgias fazem parte de um convênio do município de Cachoeirinha com o Sistema Único de Saúde (SUS) e, apesar de antigo, desde o ano passado, a Secretaria conseguiu agilizar o processo e diminuir a fila de espera para quem aguarda pelo procedimento.

Cirurgias eletivas são aquelas que aquelas em que se consegue escolher a melhor data para se realizar o procedimento cirúrgico. Para utilizar o serviço, o paciente deve passar pelo Posto de Saúde aonde é encaminhado para a cirurgia através da secretaria da Saúde.

– Nossa agenda cirúrgica tem um fluxo bom, embora tenhamos uma fila de espera em função da grande procura pelo procedimento, o tempo é bem reduzido em relação ao Estado – ressalta Paulo Abrão.

O transporte dos pacientes que não têm condições financeiras de deslocamento é feito através do micro-ônibus da secretaria de Assistência Social, Cidadania e Habitação.

– Durante as consultas e realização de exames, os pacientes vão sozinhos. Já na realização da cirurgia, cada um dos pacientes pode ser acompanhado por um familiar ou amigo. Todos seguem no transporte feito pela Secretaria – explica o prefeito.

Conforme dados da secretária da Saúde de Cachoeirinha do início do ano até 31 de outubro, já foram realizadas 112 cirurgias pelo convênio com o Hospital São Francisco de Assis em Parobé. As especialidades atendidas são proctologia, urologia, cirurgias vasculares e cirurgias gerais (hernia e vesícula).

Em situações de ortopedia, traumatologia e oftalmologia os pacientes são atendidos através do convênio com Instituto de Cardiologia no Hospital em Viamão.

– Durante todo o ano passado foram atendidos 35 pacientes e, em 2019, até 31 de outubro, foram 49 – informa o secretário.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade