Semanalmente trazemos dicas sobre educação financeira com Leandro Peixoto, formado em Ciências Econômicas, Educação Financeira e pós-graduação em Educação Financeira no Ensino Escolar. Há 12 anos trabalhando no Sesc, o economista é morador de Cachoeirinha
A inflação (que vou chamar de imposto invisível) tira nosso poder de compra e consequentemente faz com que precisemos de mais dinheiro para comprar o que desejamos.
Os gastos com alimentação comprometem uma boa parte do orçamento dos brasileiros, e economizar no supermercado pode ser uma forma de conseguir uma folga no orçamento.
Alguns hábitos e atitudes podem ajudar na hora de ir ao supermercado.
Reduzir despesas não é uma tarefa fácil quando falamos de alimentos. Economizar no supermercado é um dos grandes desafios enfrentados pelos brasileiros, mas com alguns cuidados, é possível gastar menos.
SIGA DICAS
Evite ir ao supermercado com fome.
Olhe sua despensa para evitar desperdício ou excessos.
Monte um cardápio semanal ou quinzenal junto com o período de compras. Esse hábito ajuda a evitar desperdícios e gastos desnecessários.
Faça uma lista do que precisa comprar com base no cardápio antes de sair de casa. Isso ajuda a diminuir seu tempo dentro do supermercado.
Defina um limite de gastos. É fundamental saber o quanto se pode gastar com as compras.
Pesquise preços e fique atento(a) às promoções que fazem sentido para você.
Fazer compras em atacado pode ser uma boa alternativa.
Lembre-se: hoje no Brasil temos diversas realidades, veja o que pode se adaptar à sua realidade.
Espero ter ajudado. Até a próxima!