A Prefeitura de Cachoeirinha fez um balanço do funcionamento das casas de bombas, localizadas na Avenida João Pessoa e na Rua Dr. Nilo Peçanha.
Atualmente, a Casa de Bombas da Rua Nilo Peçanha opera com três bombas em funcionamento, enquanto uma está em manutenção, conforme explica o secretário de Infraestrutura, Paulo Martins.
“Devido ao alto acúmulo de água causado pela enchente, o painel de controle das bombas foi danificado e precisou ser reparado”, ressaltou.
Segundo o secretário, foi necessária a substituição de componentes para que os equipamentos pudessem voltar a operar.
Para prevenir a recorrência desse problema, a Prefeitura está elevando o painel de controle e os geradores à altura do dique. Dessa forma, em caso de novas enchentes, o circuito elétrico das bombas não sofrerá danos.
Na Casa de Bombas da Avenida João Pessoa, três bombas estão em funcionamento, equipadas com novos geradores.
“Ainda estamos trabalhando com mais três bombas que estão em manutenção”, afirmou o secretário.
O prefeito Cristian Wasem anunciou que a equipe de engenheiros está desenvolvendo o projeto de uma nova Casa de Bombas para a Rua Nilo Peçanha, visando melhor atender a região próxima ao dique.
Durante a recente inundação, aproximadamente 100 ruas foram alagadas e quase 8 mil residências foram afetadas em Cachoeirinha.
“Para a drenagem dessas ruas, o município contou com o apoio de voluntários que instalaram mais três bombas: uma cedida pela Corsan/Aegea e duas móveis, alugadas pela Prefeitura. Além disso, recebemos uma bomba de grande vazão cedida por agricultores de arroz, que foi buscada em Palmares do Sul por uma força-tarefa composta pelo gabinete, voluntários e a Secretaria de Mobilidade”, disse o prefeito.