SAÚDE

Como hospital de Gravataí reduziu expressivamente mortes por infarto

O serviço de cardiologia do Hospital Dom João Becker comemora o desempenho alcançado, principalmente no combate aos episódios de infarto agudo do miocárdio (IAM). De acordo com o DataSUS, nos últimos cinco anos, o percentual de mortalidade no HDJB caiu de 14,46% (2019) para 5,93% (2023), uma redução de aproximadamente dois terços. As razões para esse expressivo resultado estão no aperfeiçoamento de processos e estrutura física.

De acordo com o chefe da equipe de cardiologia do Dom João Becker, Rafael Beltrame, o número positivo no atendimento a infartados é consequência de vários fatores. “Qualificamos a equipe, reestruturamos protocolos e fluxos de atendimentos e recebemos total apoio das demais chefias médicas e de enfermagem. Todos vestem a camiseta contra o infarto em nosso hospital”, afirma o cardiologista. Beltrame destaca ainda que o treinamento continuado é uma cultura que contribui para os resultados.

Nos últimos doze meses foram 857 internados no HDJB atendidos, além das mais 1.200 consultas ambulatoriais. O perfil da cardiologia do Becker é de pacientes na faixa dos sessenta anos de idade, geralmente com hipertensão arterial, diabetes e colesterol elevado. Muitos também são ou foram tabagistas. Além do infarto, são comuns pacientes com quadro de insuficiência cardíaca ou arritmias.

Beltrame ressalta a importância da prevenção. Quanto mais cedo for identificada e tratada uma comorbidade, maior a probabilidade de que essas doenças não consigam causar dano para o coração e para as artérias. “Para pessoas sem doenças conhecidas e em bom estado de saúde, geralmente a partir dos 30 anos é interessante ao menos uma consulta anual para monitoramento”, aconselha o médico. Já para quem tem histórico de cardiopatia na família, apresenta sintomas ou pretende praticar esportes de alto impacto, o checkup é indicado em qualquer idade.

O Hospital Dom João Becker disponibiliza cardiologistas com vasto currículo na área, sendo professores universitários, com doutorado e especialização em segmentos como o intervencionista (cateterismo e procedimentos minimamente invasivos) e em ecocardiografia. “É importante destacar que, além de atuar aqui no Becker, nossa equipe dá suporte para os atendimentos do gênero nas UPAs de Gravataí. A redução significativa na porcentagem de mortes por infarto é apenas um dos indicadores da competência desses profissionais”, enfatiza do diretor médico do HDJB, Fernando Issa.

Segundo ele, “a evolução da qualidade assistencial permite aspirar voos mais altos no futuro, como a realização de cateterismos e alguns procedimentos cardiológicos no próprio Becker”. Atualmente, os pacientes com essas indicações são transferidos a outros hospitais.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade