crise do coronavírus

Como será volta às aulas em Gravataí; Prefeitura explica

Conforme anunciado pelo prefeito Luiz Zaffalon, o retorno das aulas presenciais está marcado para 8 de fevereiro. A volta ocorrerá respeitando o rodízio de 50% do número total de alunos por sala de aula. Para isso, está sendo adotado um sistema híbrido, em que os alunos se revezarão entre aulas presenciais e atividades domiciliares, semanalmente.

– Estamos preparando tudo para que a volta às aulas se dê da maneira mais segura possível, tanto para os alunos quanto para os profissionais da educação. O sistema híbrido de ensino proporcionará que os alunos retornem às salas de aula sem causar aglomerações no ambiente escolar. Vale ressaltar que o retorno das aulas presenciais não é obrigatório, e a família pode optar por permanecer recebendo as atividades não presenciais – explicou o prefeito.

De acordo com a secretária municipal da Educação Sonia Oliveira, desde o ano passado são estudadas formas de trabalho para que a educação das crianças e jovens do município fosse minimamente prejudicada em meio à pandemia.

– Este é o planejamento construído pela secretaria, mas tudo dependerá do cenário da COVID-19 na nossa cidade. É importante ressaltar que a presença física do aluno não será obrigatória.

 

Como será o retorno

 

Os professores retornarão às atividades no dia 1° de fevereiro e passarão por uma formação. Já os alunos serão divididos em dois grupos.

O grupo um (1) retorna à escola no dia 8, sendo a primeira semana para a fase de acolhimento, treinamento do plano de contingência, protocolos sanitários e conversas com alunos e famílias sobre orientações. Na próxima semana é a vez dos alunos do grupo dois (2) receberem todas as orientações.  Na terceira semana serão aplicadas as avaliações diagnósticas e provas de avaliação que indicarão os índices de aprendizagem do ano passado. 

As 75 escolas da rede municipal e conveniadas estão prontas para receber os alunos. Todas estão com seus planos de contingência aprovados pelo Centro de Operações de Emergência (COE). Equipamentos de proteção como máscaras, álcool em gel e lixeiras com pedal também foram adquiridos pela Prefeitura para manter a segurança no ambiente escolar.

As escolas conveniadas da rede de educação infantil retornaram suas atividades presenciais na última segunda-feira, 11, seguindo os mesmos protocolos da rede municipal.

 

LEIA TAMBÉM

Acho arriscado volta às aulas dia 8 em Gravataí; São 90 mil pessoas-alvo

Zaffa: só voltaremos às aulas sem COVID em alta; O Whats do prefeito de Gravataí

Presidente do Sindicato dos Professores de Gravataí: ’Queremos voltar às aulas, mas com segurança’

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade