lei do uber

Como Uber e 99 funcionarão em Gravataí

Cerca de 120 motoristas do transporte individual de passageiros por aplicativos participaram de mobilização na manhã desta sexta-feira

A assinatura de um decreto, pelo prefeito Marco Alba (PMDB), na tarde de ontem, quinta-feira, praticamente esvaziou o que deveria ser uma grande manifestação dos motoristas que trabalham com aplicativos de transporte de passageiros. O decreto de Alba acabou com a exigência de que as placas dos veículos fossem apenas de Gravataí, e deu prazo de 12 meses para utilização de carros com até 10 anos de fabricação.

Os motoristas do transporte individual de passageiros começaram a se reunir cedo, nesta sexta (6/4) no bairro Bonsucesso, mas foi a partir do Ginásio Aldeião que realizaram um buzinaço pela avenida Centenário até o prédio onde fica a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana.

A pretensão era obter do titular da pasta, Alison Silva, a garantia de que a partir de segunda-feira os operadores do transporte por aplicativo não serão autuados e nem terão seus carros recolhidos por causa da falta de cadastro, das placas ou do ano de fabricação. Cerca de 120 motoristas participaram da carreata.

 

LEIA TAMBÉM

LEI DO UBER | Gravataí cobra por quilômetro rodado a partir de segunda
EXCLUSIVO | Decreto vai mudar Lei do Uber em Gravataí
Sem cadastro, Uber, Cabify e 99 ficarão clandestinos

 

A dois degraus

 

Pelo que o Seguinte: apurou, o secretário Alison foi chamado à undécima hora para uma reunião em Porto Alegre e a orientação na portaria do prédio que concentra várias secretarias municipais – popularmente conhecido como Carandirú – era de que apenas um representante dos motoristas fosse recebido pelos diretores de Transporte e de Trânsito, da pasta.

O encontro nem chegou a acontecer e os motoristas praticamente se concentraram a dois degraus da portaria, onde o vereador e líder da bancada Alan Vieira (PMDB) falou em nome do governo, mesmo sem assumir oficialmente esta condição. Foi o vereador quem garantiu que os motoristas dos aplicativos Uber e 99 Pop, principalmente estes, poderão operar normalmente a partir de segunda.

Também ficou acertado para a próxima segunda-feira (9/4) uma nova reunião entre os motoristas e vereadores, com a finalidade de esclarecer outros detalhes do decreto assinado pelo prefeito Alba e tornado público no final da tarde de ontem. Na pauta, a indagação sobre as razões pelas quais a Prefeitura de Gravataí não segue o que ficar acertado na capital do estado.

— O que vai ser votado em Porto Alegre, na semana que vem, é o que deveria nortear os municípios de toda a Região Metropolitana para que não ocorram divergências — disse um dos líderes do movimento, Patrick Batista, há cerca de nove meses trabalhando com todos os aplicativos de transporte individual de passageiros.

 

Os recados

 

O diretor de Trânsito da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Júlio César Borges, antecipou a posição do governo antes de os motoristas chegarem ao prédio da pasta, na intenção de apaziguar eventuais ânimos mais exaltados.

— Não vai existir caça às bruxas, como o secretário Alison já falou. Quem tem que se legalizar, fazer o cadastramento, são os aplicativos e não os motoristas. Estes, os motoristas, não tem o que temer se estiverem com tudo em dia nos carros. E provavelmente estão — disse Júlio César, ao mesmo tempo em que orientava os agentes da Guarda Municipal para que apenas um representante da categoria subisse até a sede da Semurb.

Ontem, o prefeito também mandou um recado ao motoristas quando assinou o decreto.

— Tanto o projeto de Lei do Executivo, aprovado na Câmara de Vereadores, quanto este decreto regulamentando o serviço, vem para trazer uma maior segurança para os usuários e maior transparência ao serviço via aplicativo — destacou Marco Alba.

— A fiscalização, inicialmente, será com um trabalho educativo, porque o interesse da Semurb não é prejudicar um serviço já consolidado e reconhecido pela população — observou o secretário de Mobilidade Urbana, Alison Silva, no mesmo ato realizado no gabinete do prefeito Alba.

 

Confira no vídeo abaixo a reportagem do Seguinte: sobre a mobilização dos motorias que fazem o transporte individual de passageisros a partir dos aplicativos Uber e 99 Pop.

 

 

 

 

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade