A partir da segunda-feira (7), uma nova opção de atendimento médico para casos não urgentes estará disponível em frente à UPA Francisco de Medeiros, no bairro Jardim do Bosque, em Cachoeirinha. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o SESI e o governo do Estado.
A tenda, que funcionará por 120 dias (quatro meses), oferecerá atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O acesso ao serviço exige que o paciente se dirija primeiro à UPA (Avenida Capitão Garibaldi Pinto dos Santos, 1301) para passar pela triagem. Aqueles classificados com prioridade verde ou azul – casos considerados não urgentes – serão encaminhados para atendimento na estrutura do SESI.
A Secretaria Municipal da Saúde será responsável pelo fornecimento dos recursos humanos e materiais: um médico clínico geral, um enfermeiro, dois técnicos de enfermagem, todos os equipamentos médico-hospitalares necessários e a medicação.
Segundo a secretária municipal da Saúde, Bianca Breier, o objetivo central da tenda é desafogar a UPA, reduzindo o tempo de espera ao direcionar pacientes com menor gravidade para o novo espaço. “O serviço da tenda visa atender pacientes menos graves que procuram a UPA”, afirmou Breier.
A secretária também vinculou a ação ao contexto das baixas temperaturas do inverno: “As baixas temperaturas costumam atingir grupos mais vulneráveis, então buscamos ampliar a oferta de vacina contra a gripe, horários estendidos de atendimento em postos de Saúde, abertura de postos aos sábados, sala de Saúde no Shopping do Vale, entre outras ações que visam amenizar o sofrimento da população devido a doenças típicas de inverno”.
Serviço
: O quê: Tenda para atendimento médico de casos não urgentes (classificação verde/azul)
: Quando: A partir de segunda-feira (7/7), por 120 dias. Segunda a sexta, das 8h às 17h.
: Onde: Em frente à UPA Francisco de Medeiros (Av. Capitão Garibaldi Pinto dos Santos, 1301 – Jardim do Bosque).
: Como: Passar por triagem na UPA primeiro.
: Parceria: Secretaria Municipal da Saúde (SMS), SESI e Governo do Estado.