Com a renovação de 85% de seus membros da diretoria e média de idade de 25 anos foi eleita a nova diretoria da Associação de Preservação da Natureza Vale do Gravataí (APN-VG) para o biênio de 2023/2024.
O espírito de renovação também chega com a representação na direção de moradores dos municípios de Glorinha, Cachoerinha e Gravataí. Inova-se também na diversidade das profissões da futura diretoria, com historiadores, biólogos, professores, geógrafos, engenheiro e agricultores.
Conforme o geólogo Sérgio Cardoso, que ocupava a presidência, o objetivo é ampliar ainda mais o fortalecimento institucional da entidade, por meio das participações em diferentes espaços como Conselho da Apa do Banhado Grande, Comite Gravatahy, conselhos setoriais em Gravataí e Cachoeirinha e o Projeto Rio Limpo, por meio do Barco Escola Rio Limpo.
Conforme Cardoso, a APN também atuará em novas frentes no que descreve como “momento de virada da pauta ambiental no Brasil”.
– A equipe se prepara para, por meio de um plano estratégico de gestão, fortalecer a luta coletiva pelo meio ambiente, pelos animais domésticos e nativos, agricultura familiar de base agroecológica, e a produção de alimentos orgânicos e livres de agrotóxicos, entre outras frentes.
A nova direção também programa as comemorações dos 44 anos de atuação da entidade, uma das pioneiras da luta socioambiental no Brasil.
– O Paulo foi o primeiro presidente. E temos junto a isso uma renovação, oxigenando o debate sobre o meio ambiente municipal, estadual e nacional – conclui Sérgio Cardoso, que continua diretor-executivo do Projeto Rio Limpo, o Barco Escola que navega pelo Gravataí.
A NOVA DIREÇÃO
Presidente: Paulo Roberto Muller
1º Vice-presidente: Leandro da Silveira Martins,
2ª Vice-presidente: Eduarda de Moraes Knobeloch
1ª Secretária-executiva: Priscila Kirsten
2ª Secretária-executiva: Luiz Fernando Alves
1ª Tesoureiro: Leonardo da Costa Silva,
2ª Tesoureiro: Vicente Guindai