Depois da destruição, a reconstrução. Os moradores de Cachoeirinha aproveitaram o final de semana para continuar o reparo dos estragos causados pelo temporal que atingiu a cidade no último dia 16. Enquanto a Prefeitura segue com várias frentes de trabalho em todos os bairros, inclusive no final de semana, a população também faz sua parte.
Na rua Osvaldo Cruz no bairro Silveira Martins os fiéis da igreja localizada no bairro se mobilizaram para consertos e limpeza neste sábado, dia 27. Com carrinho de mão e pá, um grupo concentrou esforços na limpeza e recolhimento da sujeira que se acumulou com a tempestade. Simultaneamente, outra equipe,
utilizando escada, realizava a substituição das telhas danificadas.
– Ficamos sem luz, sem água e com isso alguns dias sem culto. Agora ainda não estamos com tudo arrumado, mas já retomamos nossos encontros – conta a pastora Amália Rimoli.
Jucelino Reinheiner foi colaborar no conserto do telhado e conta que no bairro onde mora muitas casas também foram destelhadas com a força do vento.
– Nessas horas temos que nos ajudar. Estamos vendo uma onda de solidariedade em toda cidade – disse.
Quem também aproveitou o bom tempo para arrumar o telhado e expor ao sol os móveis molhados com a chuva foi a auxiliar de serviços gerais Ana Beatriz Gomes, moradora do bairro. Ela relata que durante a semana, as obrigações profissionais impediram a organização da casa, deixando para o sábado a tarefa de recuperar o que foi perdido.
– Eu e meu marido estamos tirando tudo que não vamos ter como
aproveitar para levar no Ecoponto – disse.
Ainda no bairro Silveira Martins, no topo do telhado, o pedreiro Lucio Pereira trocava algumas telhas em sua residência.
– Aqui em casa não foram muitas telhas, mas foi em cima dos quartos que estragou mais. Como a previsão é de chuva nos próximos dias, preciso substituir hoje mesmo – comentou.