Cerca de 15 dos 21 novos servidores concursados da Câmara começaram a trabalhar entre sexta e hoje. As posses fazem parte de um acordo com MP assinado em 2015
A Câmara de Vereadores deu posse a 15 dos 21 concursados que devem assumir parte do serviço dos gabinetes parlamentares a partir de agora. As nomeações fazem parte de um acordo firmado com o Ministério Público em 2015 que previa a diminuição do número de assessores em cada gabinete e sua troca por concursados, que não passíveis de indicação política ou demissão.
Todos os 21 novos servidores devem ser nomeados até o final da semana. Alguns processos de posse estão atrasados devido ao prazo para que os funcionários providenciem documentação e exames médicos admissionais. Como alguns trouxeram a papelada antes, já foram nomeados.
Segundo o acordo, no final do ano passado os gabinetes parlamentares perderam um dos cinco assessores a que tinham direito. No final de 2016, perdem outro. A partir de 2017, os novos vereadores terão direito a três assessores de indicação política e um concursado por gabinete.