Um momento histórico na área de segurança pública para Gravataí e Região Metropolitana foi registrado na manhã desta quarta-feira, 30, no gabinete do prefeito Luiz Zaffalon, com a assinatura do termo de cooperação para a instalação da Central de Polícia de Gravataí, em um novo prédio, na Avenida Jorge Amado, 761, no bairro São Vicente.
Assinado pelo prefeito e pela chefe de Polícia do RS, delegada Nadine Anflor, a nova sede vai abrigar a 1ª Delegacia de Polícia, a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento, a Delegacia da Mulher, o Departamento de Homicídios e a 1ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana, além de espaço para um posto de identificação, vinculado ao Instituto de Identificação, que é um órgão do Instituto Geral de Perícias.
Além da locação, a Prefeitura custeou toda a reestruturação do prédio, que também receberá o aporte de R$ 300 mil da Câmara de Vereadores, conforme anúncio feito durante a solenidade pelo vereador Roger Corrêa. A delegada Nadine ressaltou a importância da parceria e o empenho do prefeito Zaffalon para consolidar a transferência.
– É um momento muito feliz para a Polícia Civil do Rio Grande do Sul. Um sonho sendo realizado, porque se trata de uma das nossas regionais mais importantes – observou a delegada.
Ela relembrou das condições precárias do prédio onde funcionava a 1ª Delegacia Regional Metropolitana (DRM), da qual foi titular em 2005.
– Retornando ao local, vi que a cama e o colchão usados por mim ainda eram os mesmos. Era um sonho desde 2019 e, agora, se torna concreto graças ao trabalho de muitas mãos – finalizou a chefe de polícia.
O prefeito Zaffalon recordou de uma recente conversa que tivera com a delegada Nadine durante um programa de televisão, em Porto Alegre, sobre um documento que faltava, por parte do Estado.
– Um dia depois, a delegada me mandou o documento, confirmando a devolução do prédio onde hoje funciona a 1ª Delegacia de Polícia (DP), na Rua Carlos Linck, no Centro – afirmou o prefeito.
No local, a Prefeitura irá construir um amplo complexo de saúde, que inclui a UBS Centro e a Farmácia Municipal.
– A população vai se sentir melhor atendida ao entrar em um prédio moderno, sem aquela cena de homens algemados na frente – ressaltou Zaffalon, se referindo à nova Central de Polícia.
O prefeito enfatizou a importância da parceria entre os órgãos de segurança do Estado e a Guarda Municipal, que resulta em mais segurança para a cidade:
– A parceria que temos junto com a Guarda, Brigada e a Polícia Civil nos levou à condição da terceira cidade do Estado que mais baixou no índice de criminalidade.
A transferência dos órgãos da Polícia Civil para o novo prédio havia sido anunciada em dezembro de 2020 pelo então prefeito Marco Alba, após reunião com a diretora do Departamento de Polícia Metropolitana, a delegada Adriana Regina da Costa, a inspetora Tatiana Giulian e o diretor da Primeira Delegacia de Polícia Metropolitana, Juliano Ferreira. Na ocasião, foi apresentado o projeto para a instalação da central.
LEIA TAMBÉM
Também estiveram presentes ao ato de assinatura, o presidente da Câmara de Vereadores, Roger Corrêa; o delegado da 1ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana, Juliano Ferreira; o delegado Cristiano Alvarez; a delegada Adriana Regina da Costa; a inspetora de Polícia Tatiana Giuliatto; o delegado Anderson Spier; o presidente do Consepro de Gravataí, tenente-coronel PM Vanderlei Padilha; os secretários municipais Para Assuntos de Segurança Pública, coronel PM Flávio Lopes; da Saúde, Régis Fonseca; da Fazenda, Planejamento e Orçamento, Davi Severgnini; da Administração, Modernização e Transparência, Mauro Bossle; e a chefe de gabinete Mari Léia Bastiani.