O prefeito Marco Alba editou decreto ampliando restrições para uso de parques e praças. Uma força tarefa foi criada para fiscalizar, como tratei nos artigos Gravataí recorre de bandeira vermelha com promessa de 30 leitos de UTI para COVID 19; é difícil e Marco Alba faz apelo à comunidade e cria força-tarefa para orientar e fiscalizar bandeira vermelha; Parcão pode ser interditado.
O artigo Artigo 3º determina “I – o isolamento de brinquedos e equipamentos; II – a colocação de informações referentes à proibição de aglomerações no local; III – a intensificação de rondas nos parques, praças e no entorno desses; IV – a realização de abordagens para orientação e cumprimento das medidas sanitárias; e V – a divulgação de informações na mídia local, com conteúdo voltado à conscientização da população”.
Clique aqui para ler na íntegra o decreto, que ainda não prevê multas.
Ao fim, inimaginável, em meio a uma pandemia, ter que publicar decreto para que as pessoas não passeiem por praças e parques? Sou até chato em falar e repetir, e repetir, mas o Distanciamento Controlado do Governo do RS é um ‘experimento descontrolado’, como tratei em É tudo com a gente em Gravataí e Cachoeirinha; o Distanciamento Controlado fake não segura a COVID 19.
É um modelo ‘sueco’ submetido a brasileiros não só com dificuldades em cumprir regras, mas sob a presidência de um napoleão de hospício que chama a COVID-19 de ‘gripezinha’ e recorre de decisão da justiça que o obriga a usar máscara e não participar de aglomerações.
Fato é que Gravataí deu 7 a cada 10 votos para Jair Bolsonaro em 2018. Se não mais, para muitos potencialmente em algum momento as palavras do ‘mito’ tiveram seu peso para muita gente.
Reputo covidiotia a classe média lotar praças. Mas é preciso fazer um corte em relação às periferias. Em comunidades pobres às vezes uma praça, um descampado que seja, é a extensão de uma casa onde moram mais pessoas que metros quadrados.
Assista apelo do prefeito
LEIA TAMBÉM
Morador da Neópolis é 11ª vítima da COVID-19 em Gravataí
Como estavam os Parcões de Gravataí e Cachoeirinha no primeiro domingo sob bandeira vermelha
Veja como comércio de Gravataí vai funcionar na bandeira vermelha
Veja como comércio de Cachoeirinha vai funcionar na bandeira vermelha