CULTURA

Conheça Morgana Alminhana, que representará Gravataí na 53ª Ciranda Cultural de Prendas do RS

Gravataí terá uma representante na 53ª Ciranda Cultural de Prendas do Rio Grande do Sul. Integrante do CTG Carreteiros da Saudade, Morgana Alminhana participará do evento na categoria juvenil (13 a 17 anos). A Ciranda ocorre entre os dias 16 e 18 de maio, em Porto Alegre, no CTG Laço da Querência.

Desde muito pequena, Morgana se encantou pelo CTG e, ao participar ativamente junto à família, foi vivenciando sua caminhada, de ser prenda e estar prenda de faixa. Dessa forma, foi nutrindo o interesse em trabalhar no auxílio de outras prendas e peões da sua entidade e das demais entidades do Vale do Gravataí.

De acordo com o Secretário de Cultura Giulliano Pacheco, Gravataí busca sempre apoiar atividades do tradicionalismo gaúcho.

– Nossa cultura possui uma riqueza imensa, é tão bonita e representativa para a nossa cidade, por isso buscamos sempre incentivar essas ações – disse.

Morgana já recebeu os prêmios de 1ª Prenda Mini Mirim do CTG Laço da Amizade 2017/2018, Prenda Farroupilha do CTG Laço da Amizade 2018/2019, 1ª Prenda Mirim do CTG Laço da Amizade 2019/2021 e 1ª Prenda Mirim da 1ª Região Tradicionalista 2021/2022. Em diversos rodeios e festivais pelo estado, recebeu os prêmios de 1ª Prenda Juvenil do CTG Carreteiros da Saudade 2022/2023 e atual 1ª Prenda Juvenil da 1ª Região Tradicionalista 2023/2024.

– Minha expectativa é representar muito bem a minha entidade, Região Tradicionalista e, claro, o município de Gravataí, minha terra natal – disse Morgana.


Sobre a Ciranda


A Ciranda Cultural de Prendas promove, anualmente, a escolha de prendas de entidades filiadas ao Movimento de Tradições Gaúchas (MTG), que melhor representam as virtudes, a dignidade, a graça, a cultura, os dotes artísticos, a beleza, a desenvoltura e a expressão da mulher gaúcha.

A Ciranda se desenvolve em duas etapas: regional e estadual, realizadas em épocas diferentes.

A etapa regional da Ciranda é organizada sob a responsabilidade da Coordenadoria Regional, assessorada pela vice-presidência de Cultura, por meio do Departamento de Concursos Culturais para Prendas e Peões e de um conselheiro indicado pelo MTG. As provas escritas desta etapa da Ciranda serão realizadas em data única para todas as Regiões, devendo ocorrer no último final de semana do mês de junho.

A etapa estadual é aquela em que as Primeiras Prendas Regionais de todas as categorias ou suas substitutas legais inscritas em tempo hábil, submetem-se à avaliação para escolha das Primeiras Prendas do Rio Grande do Sul.

Esta etapa ocorre sob a responsabilidade do MTG, por meio da vice-presidência de Cultura, especialmente pelo Departamento de Concursos Culturais para Prendas e Peões e deverá ocorrer no terceiro final de semana do mês de maio de cada ano.

A fase estadual da Ciranda acontece na região de origem da 1ª Prenda do Estado, com preferência no seu município, ouvindo o Coordenador Regional, a entidade detentora do título e o Conselho Diretor do MTG.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade