A Secretaria da Saúde de Cachoeirinha, em parceria com o Grupo de Trabalho da Promoção da Equidade, realiza no dia 30 de novembro a terceira edição do Curso de Multiplicadores da Saúde da População Negra. O objetivo do curso é fortalecer a rede de atores sociais para ações de promoção da equidade em saúde e trará como tema “A Pandemia da COVID-19 e os Impactos na Saúde da População Negra”.
Embora seja direcionado a trabalhadores da Saúde, Assistência Social e Educação, a atividade está aberta a participação do público em geral.
O curso será realizado na Câmara de Vereadores de Cachoeirinha, na rua Manatá 565, Jardim Colinas, das 8h30 às 17h, e conta com o apoio da Cia de Dança Omoduá.
SIGA A PROGRAMAÇÃ
Manhã
: Abertura – Apresentação cultural – Lu Bento (Cia de Dança Omodua)
: Aspectos históricos e culturais – a ato de fazer saúde sob a perspectiva do olhar das comunidades de refugiados. Palestrante: Gisele Gomes, Doutoranda em Saúde Coletiva pela Unisinos, pesquisadora da Saúde da População Negra e Imigrantes e Gestora da Política de Saúde da População Negra de Porto Alegre
: Roda de Capoeira – Coletivo de Capoeira Gira Ginga. Apresentação Rafael Pontes e Marcelo Patines.
Tarde
: Contação de Histórias. Apresentação: Professoras Rita de Cássia Xavier e Simone Santos de Oliveira, da EMEI Granjinha
: Juventude negra e os desafios na educação em tempos de pandemia. Palestrante: Cristiane Gomes da Silva, pedagoga, professora da rede municipal de Alvorada e presidente do Clube Social Negro Seis de Maio, de Gravataí.
: A integralidade do cuidado. Os impactos da pandemia de covid-19 na saúde mental da população negra. Palestrante: Kátia Adriane Rodrigues Ferreira, psicóloga Clínica e Comunitária, mestre em Ciências Médicas e membro do Comitê Técnico de Saúde da População Negra de Gravataí.