O Conselho Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia (Comcet) promoveu na última semana sua primeira reunião masterclass (aula online com especialista). O encontro foi conduzido pelo físico e gestor do Parque Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc Viamão), Julio César Ferst, que apresentou sugestões para serem implementadas dentro do conselho.
Entre as propostas está a criação de um prêmio de inovação e a implementação de uma diretoria executiva, composta por membros da carreira, como forma de garantir a execução de projetos, bem como a memória do conselho. Além disso, Julio César defendeu a valorização de pessoas com 50 anos ou mais dentro de startups, tendo em vista que a experiência maximiza a longevidade e o sucesso destes projetos.
Segundo a secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia e presidente do Comcet, Selma Fraga, o prêmio já está contemplado dentro da Lei de Inovação. Já a diretoria executiva está sendo providenciada a partir de uma lei que tramita no legislativo, que deverá atender a essa demanda com colaboradores do quadro de carreira.
Na ocasião, Selma também destacou os projetos que serão executados pelo governo municipal, como o Pacto Gravataí, o Open Space e um evento de empreendedorismo, bem como a importância da retenção de jovens promissores para atuar na área da tecnologia, o que já está sendo feito pelo programa Usina de Talentos e que poderá ser impulsionado pela startup Eduspace by Cortex, que utiliza das métrica para identificar perfis de futuros talentos.