PSTU: Sadao a prefeito

Contra todos eles

Convenção do PSTU definiu candidatura de Sadao no sábado

Virá de um nissei, de cabelos brancos, fala mansa e crânio da programação de computadores, o discurso mais forte nas eleições à Prefeitura de Gravataí. Em convenção neste sábado, o PSTU lançou Sadao Makino como candidato a prefeito, para carregar a campanha nacional do partido do sempre candidato a presidente Zé Maria:

– Fora todos eles!

O advogado trabalhista Ivan Misiuk será o candidato a vice e a professora Carine Lemos, a única candidata a vereadora.

– Eleições são um faz de conta, uma ilusão da democracia burguesa. Não deixamos de fazer essa denúncia. Enquanto não mudar todo sistema, os trabalhadores continuarão sendo explorados – diz o economista, ex-metalúrgico e hoje programador concursado no Tribunal de Justiça do Estado.

– Os partidos tradicionais e seus mensalões, trensalões, Lava Jato, Zelotes e caixa dois respondem apenas ao capitalismo e seus financiadores de campanha. O impeachment é apenas uma puxada de tapete entre frentes políticas burguesas, que governam o país desde sempre – diz o candidato, que fez 628 votos a prefeito em 2012 e 461 a deputado federal em 2014.

Ele vê em Gravataí uma representação dessa “farsa”.

– Aqui PT e PMDB são iguais. Governaram para a elite. Prova é a conivência com os desmandos da empresa de transporte coletivo – exemplifica, reforçando a campanha “fora Sogil”, carregada há quase uma década pelos não mais de 50 filiados ao partido, que pagam o aluguel de R$ 700 da sede na parada 78 da av. Dorival de Oliveira, e os materiais partidários e de campanha, com contribuições espontâneas dos militantes e a venda de produtos como cupcakes, bombons, comportas orgânicas e peças artesanais feitas por eles mesmos.

– Somos um partido de trabalhadores para os trabalhadores, aqueles que produzem toda a riqueza e são excluídos pelos governos das principais decisões – argumenta, citando como um dos principais itens do programa de governo a criação dos “conselhos populares”.

– O socialismo é a nossa utopia.

 

Da degeneração do PT

 

Natural de Curitibanos, em Santa Catarina, filho do agricultor janopês Hitoshi e da professora nissei Takako, Sadao Makino, 50, mora em Gravataí desde os dois anos.

Ex-metalúrgico da Digicon e da Sinteko, tem no PSTU seu primeiro partido, onde milita desde as lutas sindicais na Ufrgs, onde era programador nos anos 90.

– Não militava, mas acompanhei a degeneração do PT, e a criação do PSTU pela Convergência Socialista, que rompeu com o partido quando a direção não quis apoiar o Fora Collor, em 1992, só aderindo quando o povo já estava na rua – lembra.

– O PT foi a grande decepção para aqueles que acreditavam no partido como instrumento da classe trabalhadora. A primeira reforma da Previdência, tirando direitos dos trabalhadores, foi feita pelo governo Lula, em 2003. No governo Temer, os ataques que virão não são mais do que uma seqüência do que se preparava no governo Dilma.

– Defendemos o “fora todos”, porque são todos iguais – resume.

 

: Candidato a prefeito Sadao Makino, entre o vice Ivan Misiuk e a candidata a vereadora Carine Lemos

 

Carine contra o aumento dos vereadores e o tarifaço nos ônibus

 

A candidata a vereadora Carine Lemos, além da defesa das minorias, contra o machismo, o racismo e a homofobia, vai puxar o grito contra os privilégios e mordomias dos políticos de Gravataí, além de denunciar o “tarifaço” no transporte coletivo.

Ela já liderou movimentos que ocuparam a Câmara para criticar os aumentos de salários dos vereadores, em 2012, e a criação de cargos pelo atual governo, em 2013.

– Num momento de crise, desemprego, arrocho salarial e aumento abusivo nas passagens de ônibus, não é admissível que os vereadores aumentem os próprios salários – argumenta a estudante de Pedagogia de 27 anos, formada no magistério aos 19 anos e que é monitora da escola municipal Nossa Senhora de Aparecida, no Santa Fé.

– Sou candidata da juventude pobre e da classe operária, a qual pertenço.

 

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Nas pegadas do Melo

Associo-me ao artigo Matinal nas pegadas de Melo, do jornalista e historiador Juremir Machado da Silva. Faz o Matinal um jornalismo de excelência. Reputo simbólico áudio revelado, onde o prefeito

Leia mais »

Receba nossa News

Publicidade