O prefeito de Gravataí, Luiz Zaffalon, e o secretário municipal de Parcerias Estratégicas, Projetos e Captação de Recursos, Guilherme Ósio, participam, entre esta segunda e quinta-feira, 3 e 5 de novembro, da Cúpula Mundial de Prefeitos da C40, no Rio de Janeiro — um dos maiores eventos internacionais voltados à ação climática urbana.
Na oportunidade, os gestores vão apresentar e buscar recursos para o projeto “Reviva Dorival”, uma proposta de requalificação da Avenida Dorival Cândido Luz de Oliveira, uma das principais vias da cidade. O projeto prevê soluções que gerem benefícios socioambientais e econômicos, alinhadas às metas globais de sustentabilidade.
“Vamos em busca de apoio técnico e financeiro à requalificação da Avenida Dorival em sua totalidade, com uma nova proposta conceitual para a via, valorizando a drenagem urbana, a arborização com corredores verdes e a melhoria da infraestrutura, incluindo a possibilidade de implantação de ciclovias”, afirmou o prefeito Luiz Zaffalon.
O “Reviva Dorival” foi um dos 29 projetos selecionados no Brasil para apresentação durante o fórum, integrando a Incubadora de Projetos Solução Natureza, iniciativa da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.
O programa apoia prefeituras e consórcios municipais na criação de projetos urbanos baseados em Soluções Baseadas na Natureza (SBN), oferecendo suporte técnico e conectando os participantes a financiadores nacionais e internacionais.
Gravataí na vitrine internacional da sustentabilidade
A participação de Gravataí na C40 coloca o município entre as cidades brasileiras que se destacam pela busca de soluções sustentáveis e inovadoras para o espaço urbano.
A Cúpula de Prefeitos da C40 reunirá lideranças de mais de 100 grandes cidades do mundo, além de investidores, filantropos, organizações internacionais, representantes do setor privado e da sociedade civil. O objetivo do encontro é estimular ações concretas de combate às mudanças climáticas, mobilizar novos recursos financeiros e alinhar políticas urbanas às metas globais de desenvolvimento sustentável.
Para Zaffalon, a presença de Gravataí em um evento dessa magnitude reforça o compromisso da gestão com o futuro da cidade: “A requalificação da Dorival é um passo estratégico para tornar Gravataí mais sustentável, moderna e conectada com as melhores práticas internacionais. Estar na C40 é uma oportunidade de colocar nosso projeto no radar global de financiamentos e inovação urbana”, concluiu.






