A COVID-19 levou um emancipador de Glorinha e uma das personagens mais singulares e pioneiras da comunicação na região. Carlos Alberto de Souza Carvalho, o Carlinhos, 59 anos, fundador do Jornal de Glorinha, em 1991, faleceu nesta segunda, no Hospital de Santo Antônio da Patrulha.
– O pai sempre foi um sonhador e um apaixonado por Glorinha, que ajudou a emancipar em 88. Já estava fazendo contatos para trabalhar na campanha deste ano. Adorava política – lembra o filho, Leonardo Vargas Carvalho, que é pré-candidato à Prefeitura pelo MDB e pegou o gosto pela política atento aos acontecimentos vivenciados e relatados pelo pai nas páginas de um jornal iniciado em uma máquina de escrever, na sala de casa, no Centro de Glorinha.
Além de Leonardo, 33, Carlinhos deixa a filha Letícia 31, e o filho Tiago, 22.
Leonardo, que superou o novo coronavírus também enfrentando complicações, e agora acompanha a infecção dos avós, que estão com sintomas, conta que Carlinhos tinha hipertensão leve, a mesma que acomete metade da população brasileira.
A evolução da doença do comunicador é controversa, no depoimento da família. Leonardo está buscando os prontuários na Santa Casa.
– O pai ficou uma semana internado e teve alta na quarta 18h. Fui buscá-lo e estava fraco, precisou apoiar no meu braço para descer do carro. Levei-o para a chácara da família (no Miraguaia) e, de madrugada, me ligou com falta de ar. Foi preciso nova internação às 6h – relata.
Conforme o filho, na sexta a equipe médica cogitou a transferência para uma UTI melhor equipada. Carlinhos estava com a oxigenação a 65%, quando se considera 90% baixa. Porém, a decisão foi por mantê-lo em Santo Antônio. Só que, às 22h do domingo, ele precisou ser entubado e foi agilizada uma transferência para o Hospital de Osório. Porém, duas paradas cardiorrespiratórias levaram o comunicador à morte antes da remoção.
– Chamou atenção a alta no estado em que estava… – lamenta Leonardo.
O Seguinte: busca informações com o hospital de Santo Antônio.
Ao fim, foi-se uma figura! Ao saber da partida do amigo, informei ao Vilmar Madrid, arte-finalista que por anos (e parece que foi ontem) recebeu o Jornal de Glorinha na gráfica do Roberto Gomes de Gomes. Quando o Carlinhos chegava, eu sempre saia da Redação para ouvi-lo e saber do que ninguém mais sabia em Glorinha, e também para dar umas risadas, porque a política merece.
– Muito gente fina, que perda! – gravou o Vilmar no Whats, com a voz embargada.
Também recebi uma mensagem do ex-colega de CG e Gráfica, Altair Boeira, que conta uma do Carlinhos naqueles momentos em que ninguém testemunha, e dizem muito sobre as pessoas:
– O cara era afu! Quando vinha buscar o jornal na madrugada comprava lanche para todos os guris da gráfica. Era uma festa!
Falei também com outro jornalista que o conhecia.
– Comungavamos das mesmas agruras de fazer jornal no interior. O Carlinho era uma gargalhada pronta! – recorda o parente em segundo grau Gabriel Diedrich, que foi o cara do Jornal de Gravataí e hoje é o número 1 do prefeito Daiçon Maciel da Silva, como chefe de gabinete da Prefeitura de Santo Antônio.
Ao fim, amigos mais próximos certamente tem histórias melhores. Reproduzi o que estava à minha distância do Carlinhos, para mostrar que mesmo os somente 'conhecidos' tem lembranças de um bom homem.
Pedi também uma mensagem para o filho Leonardo, cuja família enfrenta o drama de 101 mil outras famílias que perderam alguém no Brasil, e agradeço por superar o estigma da doença e dar um depoimento, entre tantas vidas perdidas cujos rostos familiares não expõe.
– Aconteceu na minha família materna e paterna. Alguns tiveram sintomas leves, outros mais complicados, e superaram. Mas o pai não resistiu. Usem máscara, mantenham o distanciamento possível. O que estamos passando nunca imaginávamos passar. Cuidem-se, cuidem do próximo, e respeitem o vírus.
Cuidemo-nos.
: Carlinhos com a família no Dia das Mães de 2019
LEIA TAMBÉM
O suposto sobrepreço de 600 mil no Hospital de Campanha de Cachoeirinha; A ’Auditoria OLX’ do TCE
Os números da COVID em Gravataí e Cachoeirinha; o ’Efeito Dia dos Pais’
2 mil ’recuperados’ em Gravataí e Cachoeirinha; A boa e a má notícia
Aos 48 anos, mais uma vida perdida para COVID em Gravataí; já são 8 mortes em 7 dias
Homofóbico não é o Miki, é você; a bandeira rosa
Justiça suspende ’decreto do festerê’ em Cachoeirinha; Multa é de 50 mil por descumprimento
Miki faz retificação e limita horário para bares e festas; ’Decreto não obriga frequentar’
Miki cedeu; Cachoeirinha vai abrir até bares, boates e cinemas
Gravataí libera atividades não-essenciais; saiba o que muda no ’Distanciamento GreNal-Dia dos Pais’
Governador quer mais mãos para colorir o mapa da COVID; a lógica do ’Decreto-Pilatos
Gravataí território livre da cloroquina; é fria, prefeito!
Metade de Gravataí e Cachoeirinha tem doenças que potencializam a COVID 19; alerta aos covidiotas
Perdi meu pai para COVID 19; o depoimento de uma gravataiense
O desabafo de um amigo por mais uma vítima da COVID 19 em Gravataí
Gravataiense ainda luta contra COVID 19; ’é uma doença de solidão’
Clique aqui para ler a cobertura do Seguinte: para a crise do coronavírus