Na manhã desta terça-feira (19), a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) de Canoas, deflagrou a Operação Barcelona para desarticular dois grupos criminosos distintos envolvidos em roubos e furtos de veículos no município. A ofensiva contou com apoio do Grupo de Roubos de Veículos (GRV) de Viamão e do setor de inteligência do 18º Batalhão de Polícia Militar (BPM).
Ao todo, 28 policiais participaram da ação, que resultou no cumprimento de 21 medidas cautelares, sendo 13 mandados de busca e apreensão e 8 mandados de prisão — uma prisão temporária e sete preventivas. As diligências foram realizadas em cinco cidades da Região Metropolitana: Canoas, Porto Alegre, Viamão, Eldorado do Sul e Charqueadas.
Prisões e apreensões
Durante a operação, oito pessoas investigadas foram presas. Os agentes também apreenderam drogas, camisetas da instituição policial — que eram utilizadas para enganar vítimas — e um simulacro de arma de fogo.
De acordo com a investigação, o primeiro grupo criminoso é apontado como responsável por pelo menos quatro roubos de veículos ocorridos em Canoas no primeiro semestre deste ano. Já o segundo grupo foi identificado como autor de um furto de veículo, seguido de tentativa de extorsão contra a vítima.