Saúde

Crise do coronavírus suspende eventos em Gravataí

O crescimento exponencial de infecções por coronavírus no Brasil nesta semana, e a confirmação de casos da doença no Rio Grande do Sul fizeram a prefeitura de Gravataí suspendeu todos os eventos com a presença de mais de 50 pessoas pelo período de 30 dias. A decisão foi confirmada pela assessoria de comunicação do município na tarde desta sexta-feira (13), e será oficializada através de decreto na próxima segunda-feira (16).

O objetivo é evitar a aglomeração de pessoas, reduzindo riscos de transmissão. Além do cancelamento ou adiamento de eventos coletivos, o Conselho Municipal do Idoso será notificado a ampliar o repasse de informações à população da terceira idade, público para o qual a doença representa maior risco de letalidade.

Segundo o secretário Municipal da Saúde Jean Torman, todas as informações e determinações estão sendo estudadas e executadas com a maior responsabilidade e agilidade possível. "Assim, o quadro de evolução da doença está sendo monitorado e as recomendações podem ser modificadas a qualquer momento".

 

Aulas seguem normais

 

Durante a manhã desta sexta-feira (13), os frequentes anúncios de cancelamentos de eventos profissionais, esportivos e a suspensão de atividades escolares levaram a administração municipal a cogitar o fechamento das salas de aula em Gravataí. No entanto, o calendário da rede municipal de ensino está mantido, até segunda ordem.

 

Codes cancelado

 

A reunião do Conselho municipal de Desenvolvimento (Codes), marcada para o dia 18 de março, não será realizada. A decisão foi tomada pela Dana, empresa que recebe mensalmente a atividade coordenada pela prefeitura. Em ofício enviado ao Executivo, a multinacional cita normas de prevenção orientadas pela matriz, nos Estados Unidos.

 

Acompanhamento

 

Outras medidas preventivas poder ser estipuladas conforme o avanço do covid-19 no país. Um grupo de trabalho coordenado pela Saúde de Gravataí acompanha as publicações do Ministério da Saúde e da secretaria estadual, para o caso de novas recomendações. Toda e qualquer norma implantada em caráter nacional será analisada e adaptada ao município, se necessário, conforme a assessoria de comunicação.

 

Cachoeirinha

 

A administração de Cachoeirinha também suspendeu uma muamba, que seria realizada na Praça da Juventude, e uma oficina na Casa de Cultura, ambas neste fim de semana. As aulas na rede municipal seguem normais.

 

O corona avança

 

Nesta sexta-feira (13), o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Oliveira, afirmou em entrevista que há casos de transmissão comunitária nas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro. Essa situação corre quando já não é possível identificar a trajetória de infecção do vírus, ou seja, não se sabe a partir de quem foi contraído.

No Brasil, foram confirmados 98 pacientes infectados e 1.485 casos suspeitos. Grava tem seis amostras em análise e seis exames descartados. Cachoeirinha investiga dois pacientes e dois foram testados negativos para o covid-19.

 

Cuidados

 

– Na hipótese de suspeita de contágio, a primeira orientação é para que o paciente procure um médico e mantenha repouso em casa até o término dos sintomas.

– É fundamental reforçar hábitos de higiene, como lavar as mãos com frequência, evitar o compartilhamento do chimarrão e colocar em prática a etiqueta respiratória, como tossir cobrindo o nariz e a boca com um lenço descartável ou na dobra do braço.

 

Sintomas

– O quadros de coronavírus geralmente são semelhantes aos de uma gripe.

– Em torno de 15% dos casos evoluem para um patamar de maior gravidade, exigindo internação hospitalar. 

– Geralmente, pessoas com outras doenças e sistema imunológico comprometido são as mais afetadas.

 

 

 

LEIA MAIS:

 

Coronavírus confirmado em Porto Alegre e três casos suspeitos em Gravataí

O coronavírus a 70 km da região e autoridades de saúde definem como agir

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade