RAFAEL MARTINELLI

Crise na Educação de Gravataí: Após demissão de secretária e principal diretor, Fernanda Fraga é nomeada interina; A Terça-Feira Santa de Zaffa e Marco Alba

Como antecipei, Fernanda Fraga é a nova secretária da Educação de Gravataí. Ex-secretária da Cultura no governo Marco Alba (MDB), foi nomeada ainda como “interina” no decreto 20.474, assinado pelo prefeito Luiz Zaffalon – que, para direção administrativa e gestão de contratos, nomeou CC de sua indicação pessoal, Luiz Antônio Henriques da Silva.

Reportei a demissão da secretária Magda Ely e seu principal diretor Guilester Neves ontem, em Zaffa demite secretária e principal gestor da Educação de Gravataí desde o governo Marco Alba; O que interessa aos políticos é ‘Jack Lemmon e Walter Matthau’.

Teriam pesado o atraso na entrega de uniformes e materiais escolares, o que tratei em Não pode entrega de uniformes e material escolar atrasar pelo segundo ano em Gravataí; Zaffa, o ‘sincericida’, sabe, além de outros problemas nas escolas, como falta de instalação de lousas digitais e ar condicionado por problemas em redes elétricas e obras paradas no complexo de educação especial Irmã Soledade.

Politicamente, a Secretaria restava apontada como uma área de influência do ex-prefeito. Se Fernanda ligou para o ex-chefe para consultar sobre o convite, quem o conhece sabe que não ouviu nem sim, nem não.

Nos bastidores da política as quedas na educação são vistas como uma antecipação de uma disputa entre Zaffa e Marco Alba, pela Prefeitura de Gravataí em 2024.

O prefeito já confirmou ao Seguinte: o projeto de concorrer à reeleição, em SEGUINTE TV | 1h com Zaffa: prefeito faz balanço do governo e fala sobre polêmicas; “Sou candidato natural a reeleição. Todo mundo me pergunta”. O ‘Grande Eleitor’ apenas despistou, em SEGUINTE TV | Marco Alba fala pela primeira vez sobre candidatura à Prefeitura de Gravataí em 2024; Assista.

Já analisei os cenários em artigos como As ‘chaves da cidade’ nas mãos de Zaffa e Marco Alba em Gravataí; A sucessão e Sucessão em Gravataí: problema não é entre Zaffa e Marco Alba por candidatura a prefeito. Pode ser Dr. Levi; O biquíni da eleição.

Zaffa e Marco optam pelo silêncio. Políticos que ouvi, ligados ao governo, só aceitam falar em off e procuram se colocar como bombeiros; ninguém chega onde chegaram sem saber que a política precisa de vilões, o que ninguém quer ser em caso de rompimento entre dois prefeitos que chegaram a quase 90% de aprovação, mas podem dar sobrevida à oposição, de Dimas Costa (PSD), Daniel Bordignon (PT) e Thiago De Leon (PDT), se dividirem votos na eleição do ano que vem.

Há expectativa sobre como Zaffa vai explicar as demissões na tarde desta quarta-feira, em reunião marcada com a base governista da Câmara de Vereadores. O MDB também deve se reunir nesta semana.

Ao fim, inegável é que a gravidade no semblante de apoiadores de Marco demonstra experimentarem uma Terça-Feira Santa, o terceiro dia da Semana Santa, onde são celebradas as sete dores de Nossa Senhora Virgem Maria; a Nossa Senhora das Dores sendo ferida por sete espadas no coração.

Se teremos como monumento uma Pietà, aguardemos.


Assista ao que, há três meses, Zaffa disse sobre reeleição na SEGUINTE TV

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade