Vai ser agora à tarde (13/3), com início às 16h, em partida contra o São Gabriel, que o Esporte Clube Cruzeiro inaugura extra-oficialmente sua nova casa, uma arena construída no bairro Granja Esperança, em Cachoeirinha. A partida é válida pela Divisão de Acesso do Campeonato Gaúcho, da Federação Gaúcha de Futebol.
Mesmo que tenha capacidade para 16 mil torcedores – o que lhe dá aval para sediar até jogos internacionais – a partida desta tarde será para no máximo 2.200 torcedores, por determinação do Corpo de Bombeiros, já que ainda há obras a serem concluídas e providências a serem adotadas no que se refere à segurança.
— Hoje dá para dizer que 90% da obra está pronta, só que os 10% que faltam é uma parte mais difícil e onerosa, porque são os arremates, os ‘finalmentes’ da construção — disse o diretor de futebol do clube, Dirceu de Castro, em reportagem que o Seguinte: publicou dia 19 do mês passado.
LEIA TAMBÉM
Veja como está a arena do Cruzeiro em Cachoeirinha
IMPORTANTE
A direção do Cruzeiro trata o jogo de hoje como evento-teste, e não anunciou ainda a data da inauguração oficial.
O Cruzeiro
1
O Cruzeiro foi fundado no dia 14 de julho de 1913, em Porto Alegre. Uma agremiação que desbravou o mundo e originou as categorias de base no Rio Grande do Sul. Inicialmente, fora sugerido o nome de 14 de Julho para o novo clube, devido ao dia de sua fundação. Porém, um dos fundadores sugeriu que se chamasse Cruzeiro.
2
O primeiro estádio do clube foi a Vila Cruzeiro, que estava localizada na Estrada do Mato Grosso (atual avenida Bento Gonçalves, no Bairro Partenon). Em 1920 mudou-se para o Caminho do Meio, estádio onde ficou durante 18 anos. No ano de 1929, após ter vencido o Citadino por duas vezes (1918 e 1921), o “estrelado” conquistou no estado, na sua primeira participação na fase final do estadual.
3
O Campeonato Gaúcho ainda não havia sido criado em 1918 e, em 1921, o representante da capital no torneio foi o Grêmio, campeão da Associação Porto-Alegrense de Futebol (APAF), liga dissidente existente nos anos 1920.
4
O Cruzeiro teve na sua história altos e baixos. Nos primeiros cinquenta anos de sua existência, foi um clube que incomodava os grandes times, chegando a ser reconhecido como a terceira força do Rio Grande do Sul, atrás apenas de Internacional e Grêmio, tradição pela qual chegou a ser convidado a participar do Campeonato Brasileiro na década de 70 juntamente com a dupla Gre-nal, convite que a CBD (nome da CBF na época) chegou a fazer, mas depois voltou atrás.
5
No final da década de 1960 o presidente Rafael Peres Borges vendeu o Estádio da Montanha que havia sido inaugurado em 7 de março de 1941 para a construção do Cemitério Ecumênico João XXIII. O último jogo do Cruzeiro na Montanha ocorreu dia 8 de novembro de 1970, com vitória por 3 a 2 sobre o Liverpool do Uruguai.
6
Muitos torcedores deixaram o local chorando. Na década de 1970 o clube construiu o Estádio Estrelão, no final da avenida Protásio Alves, atualmente Jardim carvalho. Inaugurado em abril de 1977, o Estrelão foi a casa do Cruzeiro até 2012. Em 1979, o futebol profissional do clube entrou em recesso, só voltando em 1991.