Desafogar os gargalos existentes facilitando o trânsito de veículos, melhorando a qualidade de vida dos motoristas e, ao mesmo tempo, reforçando as condições de segurança para quem trafega nas vias do centro de Gravataí.
Este é o objetivo de um estudo que vem sendo feito nos últimos dois anos pela secretaria municipal de Mobilidade Urbana (Semurb), assessorada pela empresa Tranzum, de São Paulo, especialista em planejamento viário.
: Secretário Adão de Castro diz que mudanças já estão sendo implantadas
A análise – e as alterações que já começaram a acontecer – compreendem o que está sendo chamado de quadrilátero na área central. O ponto de partida seria a antiga rótula do Cemitério Municipal, confluência das estradas Passo do Carvalho (avenida Jorge Amado) e Vânius Abílio com a avenida José Loureiro da Silva.
As mudanças que vêm sendo planejadas “descem” pela Nestor Moura Jardim até a parada 79, “atravessam” a Dorival de Oliveira e “seguem” pela João Maria da Fonseca até o cruzamento da avenida Centenário com a rua Ernesto Gomes.
Dali, “continuam” pela Centenário – com um pit stop prolongado e de mudanças radicais na frente do Shopping Gravataí – até a rótula do Aldeião, ou entroncamento com a Adolfo Inácio de Barcelos.
Todas as ruas do centro, próximo ao “paradão”, Casa dos Açores, colégio Barbosa Rodrigues e até – de novo! – o cemitério terão reforço na sinalização e sentido de trânsito alterado (nem todas!).
Já começou
As sugestões de mudanças feitas pela equipe da empresa paulista e da Semurb – pelo menos 12 pessoas entre engenheiros, técnicos, topógrafos e outros – já estão sendo colocadas em prática.
Por exemplo: quem passa na tal rótula do cemitério, que é como todo mundo chama aquele entroncamento, observará uma alteração radical e uma redução drástica no risco de acidentes – o que era frequente naquele ponto.
Outra novidade que já está sendo implantada e deve ficar pronta por estes dias é na Centenário. Para quem vai da RS-118 para o Parque dos Anjos, e se depara com aquela primeira sinaleira na esquina com a rua Ernesto Gomes, uma boa notícia.
Aquela sinaleira está com os dias contados. Ou as horas. Pelo menos o formato atual, de quatro tempos, deixará de existir, dando lugar a um semáforo mais ágil, de apenas dois tempos, facilitando a vida dos motoristas.
No shopping
Já na frente do Shopping Gravataí será aplicada uma intervenção mais aguda, com alargamento de pista, mudança de local no ponto de embarque e desembarque de passageiros dos ônibus urbanos e interurbanos e reposicionamento da sinaleira das imediações.
Tanto as mudanças da Centenário com Ernesto Gomes quanto na frente do shopping devem estar concluída até o próximo Natal. Isso mesmo, dia 25 próximo, segundo o secretário Adão de Castro Júnior, da Mobilidade Urbana.
: Intervenção no esquema de trânsito na frente do Shopping Gravataí fica pronta até o Natal
Mais tarde
Pelo menos duas outras importantes intervenções que consumiram horas de análises e técnicos debruçados sobre pranchetas não serão colocadas em prática até 31 de dezembro, quando expira o atual governo.
O planejamento das alterações na parada 79 – avenida Dorival com as ruas Nestor Moura Jardim de um lado e João Maria da Fonseca, de outro – e na rótula do Aldeião vai ser deixado como herança para quem assumir a prefeitura.
Assim como a duplicação da avenida Centenário que já está toda detalhada e desenhada. Vai ser desde a RS-118 até as pontes sobre o Arroio dos Ferreiros. A duplicação exige recursos que, hoje, a prefeitura não dispõe
Mas é verba que já está programada no exercício financeiro que começa dia 1º de janeiro, segundo o secretário Adão. Aliás, a administração já tem empréstimos requeridos para fazer esta obra e várias outras intervenções no sistema viário de Gravataí.
Para o futuro
Tudo o que foi planejado e o que já está sendo feito tem uma visão de longo prazo, ou seja, tem objetivo de suportar o aumento do número de veículos pelos próximos 15 anos – na pior hipótese – ou 20 anos.
Atualmente são 152 mil veículos registrados em Gravataí, fora a frota flutuante que deve aumentar o número de carros em circulação em mais 15% ou 20%, aproximadamente. Isso, contra os 45 mil que havia lá em 2001.
Naquela época, frente aos 232.629 habitantes segundo o IBGE, eram 5,16 pessoas para cada carro de Gravataí. Hoje, com 272.257 moradores, a proporção caiu para 1,79 pessoa por veículo.
E a tendência, de acordo com Adão de Castro, a se manter o crescimento atual de 20 novos carros registrados no Detran por dia – isso mesmo, por dia! – é chegar em 2020 com mais de 200 mil carros na frota do município. Ou quase um carro por pessoa.
— Esse sistema que estamos planejando, que é a rótula da Jorge Amado (cemitério), a duplicação da Centenário, a inversão da João Maria, criar os binários no centro com uma rua que vai e outra que vem, a rótula do Aldeião… Tudo isso é para que possamos suportar, minimizar o impacto do aumento de frota que vai acontecer inevitavelmente — explica o secretário.
Rotas de fuga
Ao mesmo tempo em que está fazendo com que os motoristas fiquem menos tempo presos no trânsito e, na proporção inversa, tenham mais segurança nas vias da cidade, a intenção da prefeitura é oferecer rotas de fuga.
A ideia é que sejam criadas alternativas para desafogar o trânsito pesado do eixo principal, por exemplo, a avenida Dorival de Oliveira. Quem sai do Parque dos Anjos, por exemplo, pode chegar à altura da parada 72 utilizando as ruas do Distrito Industrial.
Quem vai do campus da Ulbra em direção a Cachoeirinha pode seguir pela avenida Itacolomi até próximo da parada 67 da Dorival, ou pelas avenidas Senador Nei brito e Planaltina chegar a RS-020 e chegar ao destino mais rapidamente.
Sem transtornos
O secretário Adão de Castro não vê dificuldades em implantar o sistema e o mesmo ser rapidamente assimilado pelos motoristas, principalmente aqueles que estão habituados com o modelo atual por fazerem uso dele diariamente.
Para que o processo seja mais facilmente assimilado e incorporado à rotina dos condutores, o secretário lembra que a Semurb vai investir pesado em sinalização e que conta com os agentes de trânsito fazendo a orientação aos mais, digamos, desatentos.
Confira:
O que já está feito
– Duplicação da avenida Brasil
– Duplicação da avenida Itacolomi
Nova rótula da Jorge Amado, imediações do Cemitério Municipal
Clique na imagem para assistir a animação sobre como ficou na Jorge Amado:
Vai ser feito já
– Alteração no sistema semafórico da Centenário com a rua Ernesto Gomes
– Alteração da rótula em frente ao Shopping Gravataí
Vai ser feito depois
– Duplicação da avenida Centenário
– Implantação de sistema binário nas vias do centro da cidade
Alteração da Dorival com a Nestor Moura Jardim, parada 79
Clique na imagem para assistir a animação com o projeto para a parada 79:
– Alteração na rótula do Aldeião
Clique na imagem para assistir a animação com o projeto para a rótula do Aldeião:
A duplicação da Centenário
– Canteiro central com um metro de largura
– Duas faixas de rolamento em cada sentido, uma com 3,5 metros e outra com 3 metros
– Fim dos acostamentos e pista de poste a poste, com 14 metros total de largura