anônimos & famosos

Décio Becker: a passagem do bastão para os filhos

Carlos Becker Metalúrgica mudou para o Distrito Industrial de Gravataí no ano de 1986

Aos 69 anos, se fosse da sua vontade, Décio Vicente Becker, que faz aniversário dia 30 deste mês, já poderia estar aproveitando a boa vida há um bom tempo na condição de aposentado. Tempo de serviço ele tem. E estrutura familiar e condições financeiras não lhe faltam.

Mas ele preferiu estender sua vida profissional de modo a deixar os negócios bem encaminhados, principalmente a empresa Carlos Becker Metalúrgica Industrial que herdou do pai e com quem começou a trabalhar – como diz, “no chão da fábrica!” – ainda em Porto Alegre.

Na verdade o que Décio vem fazendo é um processo de transição que começou de modo efetivo há cerca de dois anos. O mesmo está sendo feito pelo seu sócio, Pacífico Furlanetto, que também está se afastando gradativamente da Carlos Becker.

Com isso a empresa que tem sede no Distrito Industrial de Gravataí e filial em Santo Antônio da patrulha, vai ficar novamente apenas nas mãos dos Becker, administradas pelos três filhos que Décio teve com Marlei Castro Becker, falecida em dezembro de 2012.

Ele tem mais três filhas, Sandra, Márcia e Cíntia, do primeiro casamento com Inês Barcela Becker. Mas quem vai mesmo tocar a metalúrgica é Décio Castro Becker, o Decinho, de 37 anos, Diego Castro Becker, 34, e Graziela Castro Becker, de 39.

 

LEIA TAMBÉM:

Décio Becker: de pantufas e pijamas, no paraíso

Décio Becker: a tática para o futuro do Cerâmica

 

Processo lento

 

Décio é atualmente o diretor Comercial e Industrial da empresa. Diego é diretor Administrativo e Financeiro, e Graziela é diretora de Controle e Recursos Humanos. Os três, entretanto, não chegaram aos cargos nos quais estão simplesmente por serem filhos do dono.

A empresa, que em 1º de dezembro completa 71 anos de atividades, nos últimos 42 anos foi administrada por Décio Vicente Becker – que comprou frações herdadas pelos irmãos – e é sócio majoritário de Furlanetto.

Ele não esconde o fato e diz com orgulho que quando começou a trabalhar não gozou de regalias do pai, Carlos Becker.

— Com 13 ou 14 anos eu já estava trabalhando, ajudando meu pai na empresa — recorda.

 

: A Carlos Becker foi fundada em 1945, em Porto Alegre. Na foto, a empresa, no Passo da Areia

 

Palavra final

 

A administração da Becker Metalúrgica está sob responsabilidade dos filhos, e a lógica seria que Décio fosse o dono da palavra final na hora de tomar decisões ou dar a sentença sobre planos mais ousados dentro da empresa.

— Não é bem assim. A palavra final é minha “em termos”, porque respeito muito os filhos porque eles estão bem encaminhados e foram preparados para estar onde estão.

Assim como Décio-pai, Décio-filho passou por todos os setores da Metalúrgica, conhecendo o que a empresa produzia e aprendendo a produzir. Para o quase aposentado Décio, está é a melhor maneira de conduzir a sucessão em um negócio familiar.

— Com certeza, sim, essa é a melhor forma de preparar porque é desta forma que o filho vai conhecer e aprender todas as funções e vai decidir se o que realmente ele quer é aquilo que está vendo e fazendo.

 

Com emoção

 

Nesta altura da conversa com o Seguinte: o pai coruja se revela:

— Eu tenho muito orgulho dos meus filhos. Eles já mostraram que são capazes de gerir a empresa, e isso me dá a garantia de continuidade da empresa.

Meio emocionado, Décio Becker não vacila ao responder se os filhos estão fazendo o que ele faria ou se estão fazendo melhor do que ele.

— Não tenho dúvida de que estão fazendo melhor. Muito melhor. Com a evolução da tecnologia, especialmente a informatização, maquinário muito mais moderno e os processos de administração muito mais aprimorados, eles sabem coisas que eu não sei, não aprendi e nunca vou saber.

Para constar, Décio conta que o filho Diego tem duas faculdades: Administração de Empresas e Direito. Decinho é formado em Engenharia Mecatrônica e a filha Graziela também cursou Administração de Empresas.

: Festa dos 65 anos, em 2010, tendo a frente Décio Becker como representante da segunda geração

 

A empresa

 

A Becker Metalúrgica foi fundada em 1º de dezembro de 1945, em Porto Alegre por Carlos Becker. Iniciou como serralheria fabricando carrinhos para bebês e pequenos utensílios domésticos.

Os primeiros segmentos industriais nos quais a empresa atuou foram nos mercados de moinhos de trigo e engenhos de arroz.

Depois disso passou a fabricar caçambas para elevadores, roscas transportadoras, elevadores de caçambas e equipamentos para diversos segmentos agroindustriais.

 

Década de 80

 

Teve início o processo de profissionalização, a reestruturação administrativa e a reorganização dos segmentos de atuação, com a inclusão de novos produtos como sem fins laminados, facas de corte para colheitadeiras, silos, secadores, máquinas de limpeza de cereais, moinhos de martelos e equipamentos periféricos.

Começou também a formação e contratação de técnicos e consultorias especializadas nos segmentos em que a empresa atuava, contando até hoje com um quadro técnico profissional com baixa rotatividade, demonstrando a solidez estrutural da empresa.

 

: A Carlos Becker produz equipamentos voltados principalmente para o setor agroindustrial

 

Linha do tempo

 

Em 1986 a empresa transferiu-se para as atuais instalações no distrito industrial de Gravataí, em um terreno de 55.000 metros quadrados, possuindo hoje mais de 20.000 metros quadrados de área construída.

Em 1995, com a finalidade de suprir a crescente demanda de mercado, adquiriu no município de Santo Antônio da Patrulha uma nova unidade industrial, em um terreno de 30.000 metros quadrados.

Em 2003 a Carlos Becker recebeu o Prêmio Responsabilidade Social da Assembléia Legislativa do Estado. Ainda neste ano conquistou a Certificação ISO 9001:2000 no escopo de peças agrícolas, sendo recertificada na versão 9001:2008 em 2010.

 

Linha de produção

 

A Becker Metalúrgica é reconhecida como uma indústria metalúrgica fabricante de equipamentos robustos que são divididos em quatro segmentos:

Industrial –  Equipamentos para fábricas de rações, óleos vegetais, moinhos de trigo, mineração, e outros granulados sólidos ou volumes que necessitem de movimentação no seu processamento.

Armazenagem de Cereais – Secadores, máquinas de limpeza e demais equipamentos necessários para instalação de unidades completas.

Componentes–  Correntes industriais, sem fins laminados e estampados, caçambas, peças de reposição para os clientes do segmento industrial.

Agrícola – Montadoras de colheitadeiras e lojas de reposição de peças agrícolas, entre outros.
 

Comercialmente a empresa atua em todo Brasil, diretamente ou por intermédio de representantes, e exporta para diversos países da América do Sul.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade