A Defesa Civil informa que o Rio Gravataí atingiu nesta sexta-feira, 10, a marca de 4,96 metros (m), 2,36m a mais de seu nível normal, de 2,60m. Isso se explica a partir do grande volume de chuvas registrado nas últimas semanas, com a média prevista para julho sendo atingida logo nos primeiros dias do mês.
Dessa forma, além da Defesa Civil, as demais estruturas da Prefeitura de Gravataí, incluindo as secretarias e a Guarda Municipal, junto ao Corpo de Bombeiros e à Brigada Militar, estão realizando um trabalho de orientação com os moradores das regiões próxima aos arroios.
De acordo com Paulo Roberto, Coordenador da Defesa Civil, a ação foi pensada com base no bem-estar de todos, visando diminuir os efeitos das enchentes para que a situação se estabilize o quanto antes.
Paulo Roberto explica que é orientado para que as pessoas fiquem, de preferência, na casa de familiares ou amigos até que o risco diminua. Caso contrário, é indicado que os móveis sejam colocados em lugares com maior elevação para que não sejam danificados.
Dentro desse contexto, o Coordenador da Defesa Civil relembra da retirada de pessoas residentes no entorno do rio, que sofriam constantemente com as inundações:
– Recebíamos diversos chamados para resgatar famílias com água dentro de suas casas. Agora, o problema foi reduzido significantemente com a transferência desses cidadãos para o Residencial Breno Garcia.