SAÚDE

Dengue: saiba mais sobre o fumacê, uma das medidas realizadas em Gravataí

Fumacê é uma das medidas contra proliferação do mosquito da dengue

Diariamente, equipes da Vigilância em Saúde (Viemsa) de Gravataí realizam ações de prevenção e combate a focos de dengue. Uma delas é o bloqueio de transmissão viral, conhecido como fumacê, técnica utilizada para controlar a proliferação do mosquito transmissor da doença. Desde o início do ano, diversas ruas de variados bairros do município já receberam a aplicação do inseticida, utilizado em lugares com registro de casos suspeitos e/ou confirmados de dengue, após o atendimento a critérios técnicos. 

– O bloqueio é uma medida que, como o próprio nome sugere, tem o objetivo de “barrar” o mosquito Aedes aegypti (espécimes adultos alados), em locais com casos suspeitos e/ou confirmados de dengue, após a devida investigação epidemiológica. Este bloqueio consiste na aplicação localizada de inseticida de Ultra Baixo Volume (UBV), com bomba-costal, para eliminar o mosquito vetor da doença, e, assim interromper a cadeia de transmissão da dengue – explica Robinson Martins Korschner, biólogo da Viemsa – Vigilância Ambiental.

Assim, o fumacê é realizado após as notificações que chegam à Viemsa. Desde o início do ano, diversos bairros de Gravataí com investigação epidemiológica positiva já receberam a ação, entre eles: Morada do Vale I, II e III, Barnabé, Santa Cruz, São Vicente (Vila Rica), São Vicente (Centro), Parque dos Anjos, Pôr do Sol, São Jerônimo, Salgado Filho, Centro e Bonsucesso. 

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) lembra que a medida soma-se às demais utilizadas no enfrentamento ao mosquito da dengue. A Viemsa realiza, diariamente, o atendimento às denúncias, o monitoramento de pontos estratégicos e as ações de educação junto à comunidade. Para orientações sobre suspeita de dengue, os contatos podem ser feitos pelos telefones (51) 3600 – 7740 e (51) 3600 – 7742.

Até o momento, Gravataí notificou 458 casos de dengue, dentre os quais 345 estão em investigação e 43 foram confirmados, sendo 40 contraídos na própria cidade e três importados. Na presença de sintomas, mesmo que leves, todas as 30 unidades de saúde de Gravataí são referência para o atendimento do indivíduo com sintomas de dengue.  


SAIBA MAIS

Como eliminar focos do mosquito transmissor da dengue:

– Mantenha a caixa d’água bem fechada;

– Evite água parada, em qualquer época do ano;

– Preencha os pratos de vasos de plantas com areia até a borda ou lave-os uma vez por semana; 

– Mantenha piscinas limpas e com água tratada;

– Guarde pneus em locais cobertos;

– Mantenha a lixeira bem fechada e descarte o lixo corretamente;

– Remova folhas e objetos das calhas;

– Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;

– Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais uma vez por semana.

Sintomas da doença (caso apresente alguns destes sintomas, procure uma unidade de saúde mais próxima):

– Dor de cabeça;

– Febre alta, acima de 38ºC;

– Dores musculares e nas articulações;

– Manchas vermelhas na pele;

– Dor atrás dos olhos;

– Náuseas e dores abdominais;

– Em casos mais graves, pode haver hemorragia e perda de líquido.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade