O dia terminou e o nome de Adão de Castro Júnior continua como titular da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, da Prefeitura de Gravataí. Mas na prática e independente da não atualização da página no site da administração municipal (https://gravatai.atende.net), desde as 10h30min desta terça-feira (12/9) o secretário é o engenheiro Alison Silva, empossado no cargo pelo prefeito Marco Alba (PMDB).
A posse de Alison aconteceu a 103 degraus do solo, em um salão no quinto andar do Centro Administrativo Leste, prédio também chamado por alguns como “carandiru” pela precariedade das instalações mesmo sendo sede das pastas da Mobilidade Urbana, Saúde, Educação e Habitação Saneamento e Projetos Especiais, entre outras.
Altura que exigiu bons pulmões de cerca de 100 pessoas entre servidores da secretaria que estava mudando de titular, secretários, vereadores e do prefeito Marco Alba com a primeira-dama, Patrícia Bazotti Alba, e do vice-prefeito Áureo Tedesco (PSDB), além de familiares de Alison e convidados.
— Bah, essa escadinha mata o cara — repetiu o prefeito algumas vezes, já no salão, depois do exercício forçado por conta do elevador “fora de serviço”.
LEIA TAMBÉM:
Alison, filho de Acimar, assume como secretário
Emocionados
O agora ex-secretário Adão foi às lágrimas quando o prefeito o elogiou como filho dedicado e que embora as muitas tarefas não descuida da mãe Elsa Roskof de Castro, 71 anos, internada em uma clínica de Gravataí e com saúde debilitada. E Adão fez ir às lágrimas a servidora Ana Paula Lima quando a chamou para, em nome dela, agradecer os serviços e apoio de todos os funcionários da Semurb.
Ana Lima é funcionária há 10 anos da pasta. Entrou quando ainda era Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), nome alterado para Mobilidade Urbana em 2013, quando Marco Alba assumiu o governo e levou Adão de Castro para comandar a pasta.
Outro que se emocionou foi o novo secretário, Alison, ladeado pela mãe Marli Silva, ao lembrar do pai, o ex-vereador e ex-prefeito de Gravataí, Acimar Silva (PMDB), eleito pelos vereadores para o cargo após a cassação da então prefeita Rita Sanco (PT), assassinado em 15 de julho de 2015 em uma tentativa de assalto à sua casa, no Sítio Gaúcho.
Só elogios
O prefeito de Gravataí dedicou mais de 10 minutos do seu discurso de quase 40 minutos para elogiar Adão de Castro a quem chamou de pessoa simples, competente e generosa, “que trabalha com dedicação e sabe o que faz”.
— O Adão é aquele tipo de pessoa que é uma destas peças raras que a gente tem que agradecer sempre por estar entre nós — afirmou Marco Alba, lembrando que conheceu o ex-secretário quando era deputado estadual e foi levado a um curso de reciclagem em um Centro de Formação de Condutores (o CFC Rumo Certo) de Adão.
O prefeito, a pedido do secretário que deixava o cargo, assinou na solenidade a lei que cria o Programa Municipal de Segurança e Educação no Trânsito, ação instituída na secretaria de Mobilidade Urbana desde 2013 e que é norteada por três eixos: fiscalização do trânsito, melhoria na estrutura viária e educação.
Na visão do ex-secretário é o conjunto destas ações que levou Gravataí a ser município recordista na redução do número de mortes ocorridas em razão de acidentes no trânsito. O índice, segundo Adão de Castro, caiu mais de 50% entre 2013 e o ano passado. Na realidade, 67,24% em três anos.
LEIA TAMBÉM:
Mortes no trânsito caem 67,24% em três anos
O novato
O secretário Alison Silva que assumiu hoje a chefia da Semurb tem 27 anos e é engenheiro por formação e pós-graduando em Engenharia de Tráfego, noivo de Damaris e tem uma filha de 10 anos. Ele está na secretaria desde abril, quando deixou a Câmara de Vereadores, onde é o primeiro suplente do PMDB.
O “desde abril” foi a forma encontrada para que Alison se familiarizasse com as atividades da pasta. Tanto que trabalhou ao lado direito de Adão de Castro e nem mesa tinha no complexo que fica no segundo andar do prédio da esquina da rua Cincinato Jardim do Vale com a avenida Ely Corrêa, a RS-030.
OS PROJETOS
: Sinalização no entorno das 74 escolas da rede municipal visando a segurança dos estudantes e orientação a motoristas e pedestres.
: Palestras nas escolas da rede municipal sobre cuidados e prevenção aos acidentes de trânsito com a finalidade de promover a educação dos alunos para a questão.
: Lançamento – em cerca de 30 dias – do aplicativo para monitoramento do transporte coletivo urbano municipal – ônibus da Sogil – pelos usuários (projeto em desenvolvimento desde o começo do ano).
: Duplicação da avenida Centenário (RS-030) entre o trevo do Aldeião e a RS-118, com ênfase à rotatória e ao sistema viário novo exigido para facilitar o acesso ao empreendimento habitacional que está em execução nas imediações.
A DUPLICAÇÃO DAS PONTES É UM PROJETO QUE ERA DO MEU PAI E ESTOU ESPERANÇOSO QUE VAMOS PODER EXECUTAR. JÁ ESTÁ EM FASE DE PROJETO. TENHO CONVICÇÃO QUE VAMOS CONSEGUIR REALIZAR ESTA OBRA NOS PRÓXIMOS QUATRO ANOS.
Sobre o novo secretário de Mobilidade Urbana o prefeito Marco Alba falou:
— O Alison será um grande secretário porque está alinhado ao trabalho que estamos realizando e que tem como foco principal o bem-estar da comunidade.
O futuro
O ex-secretário Adão de Castro Júnior é especialista em segurança no trânsito com formação em gestão de trânsito. Como tal, é requisitado para palestras e consultorias por empresas da área e prefeituras de todo o Brasil. Ele ficou no cargo durante quatro anos e nove meses, desde janeiro de 2013.
Sobre o futuro, afirmou que vai se dedicar mais às atividades de consultoria.
— Não vou abandonar o governo. Vou continuar ajudando na medida do possível e dentro daquilo que é da minha área de conhecimento. Espero agora tirar uns dias para descansar e, daí, me dedicar mais às minhas atividades profissionais, principalmente à minha empresa de consultoria.