CRISE CLIMÁTICA

Descarte irregular de lixo atrapalha limpeza de Gravataí depois da tempestade; Saiba locais e horários

A Prefeitura de Gravataí já recolheu mais de 15 toneladas de lixo desde a tempestade de 16 de janeiro. Trabalhando há mais de 40 dias para limpar a cidade, as equipes tem encontrado dificuldades nesta tarefa, por conta do descarte irregular. Além das árvores caídas, a Secretaria de Serviços Urbanos (SMSU) também precisa recolher móveis e lixo jogado nas ruas da cidade.

Por conta disso, a Prefeitura tem trabalhado na questão de conscientização e denúncia do descarte irregular. O prefeito Luiz Zaffalon diz que o trabalho de limpeza e reconstrução da cidade segue sendo feito, mas que é necessária a colaboração da comunidade.

– Nós, desde o dia da tempestade, estamos trabalhando para colocar a cidade de volta nos eixos. Entregamos lonas, telhas e seguimos recolhendo os entulhos que estão por Gravataí, que foi a cidade mais atingida do Rio Grande do Sul. Porém, para o nosso trabalho funcionar, precisamos do apoio da população, principalmente fiscalizando o descarte irregular – apela.

De acordo com o secretário-adjunto de Serviços Urbanos Laone Pinedo, o que a população pode fazer é se dirigir até os ecopontos para fazer o descarte correto e atuar como fiscalizadores.

– A população precisa compreender que esta é uma força-tarefa que custa dinheiro para o município. A partir do momento que precisamos, além das árvores e entulhos, agir contra o descarte irregular, isso gera mais despesa para os cofres públicos. Gravataí conta com os ecopontos, para o descarte correto, são estes espaços que a população deve utilizar – afirma.

Com o objetivo de acelerar o processo de limpeza do município, a secretaria está montando mais cinco equipes, que trabalharão inclusive nos finais de semana. 


Saiba como denunciar


Laone também explica que o descarte irregular é caracterizado como ato ilícito, sujeito à sanção e pena de multa, conforme previsto no Código Municipal de Limpeza Urbana – Lei 3.440/2013 Art. 41.

Para denunciar, o contribuinte pode enviar fotos e vídeos para o WhatsApp (51) 3600.7517.

CONFIRA ENDEREÇOS E HORÁRIOS DOS ECOPONTOS

Ecoponto Ciprestes

Rua Ciprestes 180, Castelo Branco

Telefone: (51) 3600.7044

Horário de funcionamento: 8h às 17h.

Ecoponto Princesa

Rua Jorge Tadeu s/n, Residencial Parque do Sol

Telefone: (51) 3600.7377

Horário de funcionamento: 8h às 17h.

Ecoponto Parque dos Eucaliptos

Rua Barnabé 1501, Parque dos Eucaliptos

Telefone: (51) 3600.7509

Horário de funcionamento: 8h às 17h.

Ecoponto Estrela

Rua Estrela 480, Parque Ipiranga

Telefone: (51) 3600.7508

Horário de funcionamento: 8h às 17h.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade