3º Neurônio | humor

Desconvite de desaniversário

Você lembra daquele evento nacional, de um ano atrás, quando mais de 50 milhões de brasileiros simplesmente decidiram enfiar seu título de eleitor num vaso sanitário?

Puizé. Deu no que deu.

Deu fascismo, deu retrocesso democrático, deu perda de direitos. Deu PIB minúsculo, deu atraso e desemprego. Deu estímulo ao racismo e à homofobia, deu nepotismo e laranjal. Deu ataque à educação, deu escola cívico-militar, deu corte de verbas e censura na cultura. Deu crise ambiental, crise moral, crises sem igual. Deu o que nunca tinha dado tanto antes.

Num monumental fiasco administrativo – que é não saber lidar com desastres naturais ou provocados por incompetência – onde notáveis consequências do desgoverno foram fogo na Amazônia, lama em Minas e óleo no litoral do nordeste, sobram motivos pra não comemorar nenhuma bosta de data.

Até que o desconvite ficou bonito, impresso em papel higiênico, pra combinar com o vocabulário do deprimente da república. No envelope verde e amarelo não enviado a ninguém, nota-se o esmero da presidência em deixar claro o orgulho por promover coisa alguma. Entre elas: não haverá show piromaníaco  nem desfile de birutas do governo, campeonato de balas perdidas por polícias e milícias, muito menos um baile oficial no planalto ao som de vaias.

O desconvite é uma econômica medida governamental: por não ser feito, vai custar apenas 50% do custo caso fosse mal feito ou 25% se fosse bem feito. Também houve o cuidado, na ausência de festejos programados para a efeméride do primeiro ano de irrealizações do atual desgoverno, de não declarar feriado nacional. Chegou-se a pensar em luto nacional, modo mais pertinente de celebrar 365 dias de danos e perdas da população. Mas nem isso vai ocorrer.

Por todo esse esforço em descomemorar a ocasião, faço questão de, daqui, desparabenizar o desgoverno. Como aliás muita gente deve fazer.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade