Deu match essa Feira da Empregabilidade de Gravataí, que estreia o ‘Tinder do Emprego’.
É uma baita ideia do prefeito Luiz Zaffalon, que está acontecendo nesta quinta-feira, no prédio da Associação da Morada do Vale (Amoval).
As fichas para concorrer a 700 vagas, oferecidas por 25 empresas (entre elas GM e São João), com média salarial entre R$ 2 mil e R$ 3 mil, esgotaram às 14h nesta segunda edição. Na primeira, em em março, no Centro, mais de 2 mil pessoas participaram. O projeto é promover a feira a cada três meses, em diferentes bairros.
A principal novidade desta feira é o teste do aplicativo nos moldes do Tinder, que ajuda candidatos e empregadores a darem match, ou seja, a se conectarem.
O funcionamento do app da startup Trabalha Aí, da CEO Gabriela Vargas, o Seguinte: reportou ontem, em Trabalha Aí: como funciona o ‘Tinder do Emprego’ que Gravataí lança nesta quinta na Feira da Empregabilidade; São 700 vagas em 25 empresas e salários entre 2 mil e 3 mil.
Reputo de grande sensibilidade o governo, para os distantes da tecnologia, oferecer no local serviços como confecção da carteira de trabalho e elaboração de currículos, mas principalmente rouparia, com o ‘cabide solidário’, que disponibiliza peças de roupas para serem doadas aos candidatos para uso em entrevistas de emprego.
Ao fim, parabéns ao Zaffa. A Feira é uma grande ideia. Mas, por mais que sempre repita que “o emprego é a melhor programa social”, o prefeito é sociólogo e sabe que não pode ser o único – não no mundo real.
Há gente que, por diferentes circunstâncias sociais, está por mais de 500 anos de desigualdade longe da simples vontade de trabalhar; nem querendo conseguem dar match com as vagas oferecidas.
“Na dúvida, fique do lado dos pobres”, ensinava Dom Pedro Casaldáliga. São os que realmente precisam de governo.
Assista na SEGUINTE TV ao vídeo feito pelo prefeito na feira