Em alusão ao Dia Nacional do Motociclista, comemorado neste sábado (27), a Escola Pública de Trânsito de Gravataí (EPT) promoveu uma ação especial de conscientização nas ruas centrais da cidade. A iniciativa teve como foco orientar os condutores de motocicletas sobre segurança no trânsito e a importância da manutenção preventiva dos veículos.
Mais de 70 motociclistas foram abordados de forma informal por agentes de trânsito, que circularam pelas áreas de estacionamento destinadas a motos no centro da cidade. Durante os diálogos, foram reforçados temas como o uso correto dos equipamentos obrigatórios de segurança — capacete, luvas, joelheiras e pneus em bom estado — além da necessidade de revisar regularmente os veículos para evitar acidentes.
Segundo o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Flávio Ribeiro, a ação teve como objetivo central “valorizar a vida e reforçar comportamentos seguros, destacando o papel fundamental do motociclista na construção de um trânsito mais responsável”. Para ele, o uso adequado dos itens de segurança e a manutenção em dia da moto “são indispensáveis para termos maior segurança no trânsito”.
A atividade buscou não apenas orientar, mas também homenagear os motociclistas, profissionais ou entusiastas, na data em que se celebra nacionalmente sua contribuição e presença no cotidiano das cidades. O Dia Nacional do Motociclista foi instituído em 1984 e marca a memória de Marcus Bernardi, motociclista e mecânico da Honda que faleceu em 27 de julho de 1974.






