SAÚDE

Dia Mundial da Saúde Mental: data lembra a importância de cuidar de questões relacionais e integrais

Neste 10 de outubro, é celebrado o Dia Mundial da Saúde Mental. A data lembra a importância de cuidar de questões relacionais e integrais consigo mesmo e com as pessoas ao redor. A Prefeitura de Gravataí reitera a necessidade de se abordar o assunto e, para isso, mantém grupos constantes de saúde mental, tanto para munícipes nas unidades de saúde quanto para servidores estatutários.

– A nossa mente necessita de um cuidado especial. Toda atividade integrativa dos grupos de saúde mental integral do Caps II, na Atenção Básica, busca desenvolver e colocar em prática o exercício da resiliência e dos desafios às fragilidades, diante do incerto e do inusitado. É muito importante continuar aprendendo novas manifestações de ser, de fazer e de conviver com os outros e com a natureza – defende o psicólogo Gerson Jung, servidor, há mais de 40 anos, da rede e especialista, à frente dos grupos de saúde mental, em diversas unidades de saúde municipais.

Nestes locais, há grupos – compostos por profissionais da saúde, população e familiares – que discutem temas diversos, criando uma grande rede de apoio único e multidisciplinar. A saúde mental como um todo é tratada nesses encontros, tendo em vista a melhoria da qualidade de vida da população. Os locais, as unidades de saúde e as datas e horários de cada grupo podem ser conferidas em anexo.

Junto a Gerson, a também psicóloga Kátia Ferreira coordena dois grupos voltados ao tema, no Caps II, semanalmente, e no Quilombo Manoel Barbosa, quinzenalmente. No Caps II, há o encontro com mulheres com adoecimento psíquico, de moderado a grave, em vulnerabilidade social, com filhos recém nascidos e na primeira infância.

– É grande e bastante perceptível que o adoecimento da mãe afeta o desenvolvimento de seu filho, gerando transtornos no crescimento e patologias psíquicas também na criança. Buscamos uma visão mais ampliada do adoecer, que nunca é circunscrito a uma só pessoa. Quando tratamos a doença mental, temos ciência de que o grupo em que a pessoa está inserida também está doente – comenta Kátia.

A psicóloga ressalta que a diminuição dos índices de doenças mentais é associada a condições dignas de vida, com educação, cultura, arte, trabalho e habitação. Além disso, o espaço resgata o que há de saudável e positivo em cada pessoa, permitindo que o convívio construa novas possibilidades de ver e de agir.


Quilombo Manoel Barbosa


No Quilombo Manoel Barbosa, por sua vez, a psicóloga promove encontros quinzenais em que são trabalhados temas como a identidade, a autoestima e o fortalecimento dos laços fraternos. Também há a produção de sabonetes naturais, buscando resgatar saberes e culturas ancestrais do quilombo.

Juntos, os psicólogos coordenam estas iniciativas, que mostram a possibilidade de sair da rotina como permissão ao descanso, à diversão, à geração de trabalho e renda e à criatividade, buscando hábitos e ações que renovem as forças consigo mesmo, com os outros e com a cidade.

No próximo 21 de outubro, haverá a tradicional subida ao Morro Itacolomi, caminhada de contato com a natureza que conta com a participação de 12 grupos de saúde mental do município. A trilha ocorre há mais de uma década. Nesta edição, terá a participação de profissionais de saúde mental de outros municípios, como Porto Alegre e Guaíba, onde, recentemente, a atuação de Gravataí foi destacada.


Programa de Saúde Mental para servidores estatutários


Coordenado pelo Serviço Social do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt), da Secretaria Municipal da Administração, Modernização e Transparência (Smat), a prefeitura também disponibiliza, desde o início de 2021, o Programa de Saúde Mental para servidores estatutários municipais, que atua em prol da saúde mental do trabalhador.

Os servidores, que estejam necessitando do serviço, podem acessar o programa por livre demanda. As coordenações dos serviços, também, podem encaminhar os servidores pelo e-mail programadesaudementalsesmt@gmail.com. Além disso, a Perícia Médica do SESMT realiza indicações ao programa.

No mais, os servidores municipais que tiverem interesse no programa de apoio psicológico devem entrar em contato com o serviço social pelo telefone 3600-7333 para o agendamento do acolhimento.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade