bilhetagem eletrônica

Digicon arrasa com sistema anti fraudes

Sistema desenvolvido em Gravataí já está sendo empregado em empresa de transporte de passageiros da Região metropolitana, Vale do Taquari e do Caí

Isso é tecnologia para ser adotada por todas as empresas de transporte público coletivo.

Serve como fonte de dados como o Índice de Passageiros por Quilômetro, o famoso IPK, que compõe a série de itens avaliados na hora de definir o percentual de reajuste das tarifas.

Confere aí.

Tecnologia consolidada no transporte público urbano, o Sistema de Bilhetagem Eletrônica (SBE4) com o validador DG Smart, desenvolvido made in Aldeia dos Anjos pela Digicon, após a homologação pela Metroplan (órgão que regulamenta o transporte metropolitano no estado),  começa a ser utilizado também no transporte intermunicipal de passageiros no Rio Grande do Sul.

A empresa Expresso Vitória já começou a implantação do validador eletrônico em uma frota de 55 ônibus que atendem 35 linhas intermunicipais entre Porto Alegre e cidades da Região Metropolitana, do Vale do Taquari e do Vale do Caí. De acordo com o gerente comercial da divisão de Mobilidade Urbana da Digicon, Elton Barcelos, o diferencial do sistema é a adoção do GPS para identificação da localidade de embarque e desembarque.

Isso proporciona maior praticidade e comodidade para o passageiro na cobrança da tarifa por trecho viajado e também é vantajoso para a empresa, que terá o cálculo automático da tarifa em função do trecho utilizado. Se houver tentativa de usar outro trecho com valor de tarifa maior, o validador não libera a catraca e o sistema aguarda que seja feito o acerto de contas com o cobrador ou motorista.

Outra característica importante é a câmera para controle das gratuidades e outros benefícios. Este dispositivo permite verificar se o passageiro que embarcou é realmente aquele que tem direito ao desconto ou gratuidade, evitando as fraudes de utilização destes cartões por terceiros, reduzindo a evasão e beneficiando a todos os usuários do transporte.

 

Até com seguro

 

Com o DG Smart também é possível que, na ocasião do embarque, seja realizada a venda de trechos com seguro adicional. A tecnologia ainda permite que usuários sem cartão possam usar o sistema, através da venda de cartões unitários embarcados que, ao final da utilização, são recolhidos automaticamente.

Outra vantagem dessa solução é possibilitar um controle fiel sobre a utilização do sistema, pois todas as informações de transação têm os dados das coordenadas, ou seja, é possível identificar o real local de embarque e desembarque dos passageiros.

— É uma tecnologia que tem facilitado a vida das empresas e, por consequência, de seus passageiros. Isso se deve pela grande capacidade de processamento e memória, além de um display touch screen gráfico e colorido, com comunicação de dados WiFi de alta velocidade — diz o gerente Elton Barcelos. 

 

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade