A Prefeitura de Gravataí iniciou um projeto piloto voltado à inteligência emocional, com o objetivo de conscientizar os estudantes sobre a importância de compreender e controlar suas emoções, além de respeitar as diferenças. A iniciativa é coordenada pela Diretoria de Gestão Escolar e Apoio ao Educando, da Secretaria Municipal de Educação (Smed), e conduzida por uma equipe multidisciplinar formada por educadoras e uma estudante de Psicologia.
Inspirado no filme Divertida Mente, que retrata a descoberta e o controle das emoções na infância e adolescência, o projeto busca aproximar a temática da realidade dos alunos.
Segundo a secretária municipal de Educação, Aurelise Braun, a escola tem papel fundamental nesse processo. “Pensamos esse projeto a partir da consciência de que a escola é essencial como formadora do ser humano. É preciso estimular nossos alunos e alunas a criar ambientes de convivência, desenvolver-se socialmente e aprender com a troca de experiências. Assim, é fundamental que entendam a importância de buscar apoio de amigos, familiares, colegas e professores em momentos difíceis”, afirmou.
O projeto foi dividido em quatro momentos: entrevista inicial com a escola; observação das turmas participantes; palestra e dinâmica com os estudantes e acompanhamento para avaliação de resultados.
De acordo com Mariclei Martins, diretora do Departamento de Gestão Escolar e Apoio ao Educando, a iniciativa vai além do desempenho acadêmico. “Aceitar e compreender as diferenças é fundamental. A inteligência emocional melhora o desempenho escolar, fortalece a convivência social, reduz riscos de saúde e auxilia na tomada de decisões em todas as áreas da vida.”
Primeira experiência em sala de aula
A EMEF Santo Antônio de Pádua foi a primeira escola a receber o projeto, no início de agosto, envolvendo as turmas 81 e 91. Na ocasião, os estudantes refletiram sobre um caso de vandalismo escolar, debatendo como situações de desrespeito à propriedade alheia devem ser resolvidas.
Durante a atividade, os profissionais mostraram como as emoções influenciam comportamentos e ressaltaram a importância de respeitar diferenças individuais. Para Aurelise Braun, essa reflexão é decisiva: “Tudo o que aprendemos está ligado ao nosso emocional. O uso de palavrões ou agressões físicas não pode ser aceito. Respeitar as diferenças é um ponto-chave para desenvolver uma inteligência emocional saudável.”
A estudante de Psicologia Carla Bernardes, integrante da equipe, destacou que a proposta é aproximar os alunos de si mesmos. “Queremos que eles se conheçam melhor e, a partir disso, fortaleçam suas relações interpessoais e também o vínculo com os estudos.”
As escolas municipais interessadas em receber o projeto podem solicitar a formação junto à Smed, pelos telefones (51) 3600-7146 e (51) 3600-7141.