A solidariedade tomou conta da Escola Municipal de Ensino Fundamental Mário Quintana, em Gravataí. Após identificar um aluno usando chinelos, quando a temperatura marcava 7 graus, a professora Najla Diniz, do 8º ano, não conseguiu ficar parada diante da situação. Colocou em uma das suas redes sociais o pedido por calçados e, para a sua surpresa, a iniciativa viralizou na internet.
– Muitas pessoas, as quais eu nem conheço, têm me procurado para ajudar – comentou.
A professora acredita que o apelo teve um grande alcance porque muitas pessoas se identificaram com o problema.
– Um desembargador me procurou dizendo que passou por situação semelhante na infância e queria auxiliar de alguma maneira – contou.
De acordo a Najla, ao todo, já foram arrecadados mais de 20 pares de calçados e R$ 2.500.
– Com o valor, compramos um par de meias para cada aluno da escola e vamos adquirir pares de calçados para deixar à disposição dos alunos.
A professora contou ainda que despertar a solidariedade dentro das pessoas tem sido tema dentro das salas de aula.
– Nós trabalhamos com adolescentes e receber doações, para alguns, até mesmo por conta da idade, é uma situação delicada. Por isso, nós temos reforçado com eles a importância deste movimento para que outras escolas e instituições despertem para ações semelhantes.
Para a diretora da escola, Ana Beatriz Lima, essa não é apenas uma doação e sim um lançamento de uma campanha que vai ajudar muitas pessoas:
– Assim que adquirirmos os pares, vamos inaugurar o Banco de Calçados, um espaço no qual os alunos poderão retirar os sapatos, sem constrangimento, de acordo com a necessidade.