A Prefeitura de Gravataí, em parceria com o Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul (Hemorgs), vai realizar uma nova ação de doação de sangue diretamente na cidade no dia 1º de novembro (sexta-feira). A unidade móvel do Hemorgs, adaptada para coletas, ficará estacionada em frente à Farmácia Municipal (Rua Carlos Linck, 99 – Centro), das 8h às 12h.
Os interessados devem se inscrever previamente por meio de formulário disponível no site da Prefeitura.
“Esta é a segunda ação junto ao Hemorgs para incentivar e conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue. Contamos com uma participação significativa na primeira edição, e esperamos repetir o sucesso. Cada doação pode salvar vidas”, afirmou o vice-prefeito de Gravataí, Dr. Levi Melo, idealizador da campanha.
Como vai funcionar a coleta
Os doadores serão organizados em quatro grupos, com agendamentos nos horários de 8h, 9h, 10h e 11h.
O procedimento é rápido: dura cerca de 12 minutos e coleta aproximadamente 450ml de sangue. O corpo repõe o volume de forma natural e segura.
O intervalo mínimo entre as doações é de 90 dias para mulheres (com até três doações por ano) e 60 dias para homens (até quatro doações anuais).
Campanha “Doe Sangue e Compartilhe Vida”
Lançada em junho deste ano, a campanha municipal busca estimular o hábito da doação e aproximar os doadores do Hemorgs. Todos os meses, uma van da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) leva voluntários até Porto Alegre para doar. Além disso, o município tem promovido ações de conscientização em empresas, escolas e espaços públicos, reforçando a importância de manter os estoques de sangue abastecidos.
Nova Unidade de Coleta de Sangue em Gravataí
A cidade se prepara também para um avanço histórico: está em construção a primeira Unidade de Coleta de Sangue de Gravataí, junto à UPA Abílio Alves dos Santos, na parada 74.
Segundo o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca, 65% das obras já foram concluídas, e a entrega está prevista para o início de 2026.
“Em poucos meses, teremos um espaço moderno e acessível para doações, sem a necessidade de deslocamento para outras cidades. Essa nova unidade certamente vai mobilizar mais pessoas e ampliar o número de doadores”, destacou o secretário.
Quem pode doar
Para participar da ação, é necessário:
- Estar em boas condições de saúde;
- Apresentar documento oficial com foto;
- Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsável legal);
- Pesar no mínimo 50 kg;
- Não estar em jejum e evitar alimentação gordurosa;
- Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
- Não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação;
- Não fumar duas horas antes;
- Manter boa hidratação;
- A primeira doação deve ser feita antes dos 60 anos.
Trabalhadores do período noturno devem comparecer após o descanso diurno.
Mais informações sobre impedimentos temporários ou permanentes podem ser conferidas no site da Secretaria Estadual da Saúde: saude.rs.gov.br/doacao-de-sangue.