SEGURANÇA

Dois irmãos, uma facção e muitos crimes: operação atinge Gravataí

Gravataí foi uma das cidades onde a Polícia Civil do Rio Grande do Sul deflagrou, nesta semana, a Operação Rivers Brothers, com o objetivo de combater crimes de tráfico de drogas e homicídios praticados por uma facção com atuação violenta na Região Metropolitana de Porto Alegre. A ação foi coordenada pela Delegacia de Homicídios de Alvorada, com apoio da Brigada Militar.

Ao todo, foram cumpridas 64 ordens judiciais nas cidades de Alvorada, Gravataí e Porto Alegre, sendo 39 mandados de busca e apreensão, 1 mandado de prisão e 24 ordens de bloqueio de contas bancárias. As diligências em Gravataí foram direcionadas a endereços ligados a investigados pela participação no esquema criminoso.

A investigação teve início após um homicídio ocorrido em setembro de 2023, quando um homem, supostamente integrante de uma facção rival, foi executado com diversos disparos de arma de fogo em Alvorada. A partir deste crime, a polícia passou a mapear a estrutura do grupo criminoso, que rapidamente revelou conexões com o tráfico de entorpecentes e envolvimento em homicídios qualificados.

Segundo apurado, os principais operadores da facção seriam dois irmãos com antecedentes por homicídio e tráfico. Um deles é apontado como alvo central da operação. O outro, que também era investigado, foi assassinado em junho de 2025, em Viamão, em meio ao avanço das investigações.

“Os crimes contra a vida ocorridos em razão de disputa territorial para o tráfico de drogas em geral são ordenados por líderes de grupos criminosos, sendo que no caso em tela a investigação qualificada da polícia ensejou as ordens de prisões e busca em desfavor de integrantes de organização que, além do tráfico de entorpecentes, pratica crimes dolosos contra a vida”, afirmou o delegado Mario Souza, diretor do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

A Operação Rivers Brothers tem como foco a asfixia da estrutura logística e operacional da facção, buscando sua desarticulação não apenas em Alvorada — epicentro da organização — mas também em cidades vizinhas como Gravataí, onde parte da estrutura criminosa teria se ramificado.

A ação integra o Protocolo das 7 Medidas Contra os Homicídios, sendo que, segundo a Polícia Civil, a medida de número 5 foi executada nesta fase da investigação.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade