Miguel é o primeiro gravataiense nascido em 2024. Ele veio ao mundo no hospital Dom João Becker no dia primeiro de janeiro, as 16h30, em parto natural, pesando 3,198 quilos e medindo 49cm.
O lindo bebê é filho de Larissa Gabrielly de Moraes e Osvaldo Gonçalves.
– Um momento único, que ficará marcado nas nossas vidas. Estamos muito felizes com a chegada do nosso meninão Miguel, uma bênção de Deus na nossa vida, que veio para nos trazer ainda mais alegria – disse o pai.
As primeiras contrações surgiram ainda durante a madrugada.
– Ela sabia que estava perto para ganhar – conta Osvaldo.
Às 13h da segunda-feira, Larissa deu entrada no hospital. Quatro horas depois, o presente já estava em mãos, para a felicidade da família e da equipe do Becker.
Os obstetras Helena Lanner e Marina Ferrari foram os responsáveis pelo parto.
A equipe da Santa Casa, que administra o hospital de Gravataí, desejou em nota “nuita saúde e uma linda vida para o Miguel!”.
Segundo o Hospital Dom João Becker, cerca de 140 nascimentos são realizados mensalmente, o que resulta em quase 1,7 mil crianças nascidas por ano em Gravataí.
Sobre os tipos de parto
Ao celebrar este nascimento, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) destaca a importância de escolhas conscientes, respeitando a integridade da saúde materna e perinatal. É de consenso médico que o melhor parto é aquele em que a mãe e o bebê se saem bem, mas havendo condições favoráveis o parto normal é a melhor escolha.
Ao optar pelo parto vaginal, a família não apenas celebra o início da vida, mas também evita riscos maternos imediatos, como o aumento do sangramento pós-parto, assim como os potenciais riscos de infecção e lesões pélvicas associados à cesariana. Além disso, a escolha pelo parto vaginal traz benefícios ao bebê, pois contribui para a prevenção da prematuridade iatrogênica e reduz as chances de complicações futuras, como alterações no microbioma intestinal e desordens metabólicas ou cognitivas para o recém-nascido.
Para a indicação da cesariana, é preciso que seja feita uma avaliação médica, mas existem alguns casos comuns como quando bebê está sentado, descolamento de placenta ou gestações em que a criança é muito maior que a pelve da mãe.
Conforme a revista Crescer, Miguel é um nome “com uma origem e significado poderosos”. Derivado do hebraico “Mikha’el”, que significa “quem é como Deus”, é um nome que evoca força, proteção e liderança.
Um exemplo notável de personagem histórico com o nome Miguel é o Arcanjo Miguel. Presente nas tradições religiosas judaico-cristãs, o Arcanjo Miguel é conhecido como um guerreiro celestial e líder dos exércitos de Deus. Ele é retratado como um defensor da justiça, enfrentando o mal e protegendo a humanidade.
Ao longo dos séculos, o nome Miguel tem sido bastante popular em diferentes países ao redor do mundo. Ele é amplamente difundido em diversas culturas, sendo especialmente comum em países de língua espanhola, como Espanha, México e Argentina, mas também popular em países de língua portuguesa, como Brasil e Portugal.