A Clínica-Escola de Medicina Veterinária do Centro Universitário Cesuca, de Cachoeirinha, recebeu nesta terças-feira, para prestar cuidados médico veterinários, uma égua resgatada em São Leopoldo. O animal foi encontrado amarrada ao para-choque de um carro, em um caso de abandono e maus-tratos.
A ação faz parte de um trabalho de extensão universitária que envolve o resgate e estabilização de animais vítimas de maus-tratos. O animal foi resgatado pela Gestta, empresa responsável pelo resgate dos animais, com a Secretaria de Proteção Animal (Sempa) e o Cesuca, sendo encaminhada para atendimento veterinário na Clínica-Escola da Instituição.
“Ela chegou muito assustada, com sinais de traumas antigos e recentes, febre e graves lesões nas pálpebras. A equipe iniciou o tratamento com antibióticos e analgésicos, e agora, já consegue se alimentar e se locomover. No entanto, devido à gravidade da infeção ocular, é bem provável que o globo ocular precise ser removido para garantir sua qualidade de vida”, explica o médico veterinário Henrique Tavares, coordenador do curso de Medicina Veterinária do Cesuca.
O animal permanecerá internado pelo tempo necessário para sua recuperação, e já há interessados na adoção, embora o Cesuca não tenha responsabilidade sobre essa etapa.
A Clínica-Escola de Medicina Veterinária do Cesuca oferece atendimentos clínicos e cirúrgicos para cães, gatos, equinos, bovinos, bubalinos, caprinos e até pets exóticos. Esses são realizados exclusivamente por agendamento, no período da manhã e da noite, garantindo um serviço organizado e de qualidade para os tutores e seus animais. Além de atender a comunidade em geral, a clínica tem parcerias com prefeituras.