chapa 10

ELEIÇÃO OAB | O que pensa Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues (D) em jantar com apoiadores

O Seguinte: publica reportagens com os candidatos à presidência da subseção de Gravataí da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Márcio Rodrigues é o candidato da chapa 10. As matérias com os dois adversários você segue clicando nos link relacionados

 

O slogan "OAB Unida" reflete a aproximação de advogados de diferentes áreas do direito e matizes ideológicas em torno da candidatura de Márcio Rodrigues. Candidato pela chapa 10, o advogado ligado ao escritório Kahle & Bitencourt Advogados Associados, enfrenta a chapa 12 de Deivti Dimitrios e a chapa 11, de Elso Pires, nas eleições para a presidência da subseção de Gravataí, que acontecem nesta sexta.

– Somos advogados independentes, sem ligação com nenhum grupo, que querem uma ordem gerida de forma horizontal, para resgatar a dignidade da profissão e, com isso, fortalecer as instituições. A advocacia e a democracia andam juntas – resume Márcio, que tem apoio do atual presidente Marco Coimbra e de advogados dos principais escritórios de Gravataí, como os de Bruno Kahle, Moacir Bittencourt, Diego da Lima Veiga e Pinheiro Mendes.

Ideologicamente, une advogados como Cesar Peres e Hercules Perrone, cujos amigos, ao vivo ou das redes sociais, sabem ter posicionamentos diametralmente opostos.

– A Ordem tem que ser representativa dos direitos fundamentais da sociedade. Há projetos tramitando no congresso que afrontam princípios de proteção aos direitos civis. Precisamos nos posicionar contra retrocessos – defende, evitando citar quais polêmicas comprará caso eleito.

– A OAB sempre foi a favor da cidadania – responde.

Cuidadoso ao não citar exemplos, “para não personalizar”, Márcio alerta para a necessidade de melhorar a relação entre a classe e o judiciário.

– Identificamos por intermédio de uma pesquisa com colegas os principais problemas e irregularidades a que somos submetidos em nossa rotina em Gravataí, seja por interpretação ou conduta. Os advogados são representantes da sociedade civil. E inegavelmente há dificuldades no atendimento aos profissionais.

Márcio também quer uma OAB que busque melhorias para o Fórum.

– Não é uma coisa que se faz solitariamente. Precisamos estabelecer vínculos com o judiciário, mas também com os poderes políticos. A maioria dos problemas estruturais, como acúmulo de processos por falta de varas e servidores, é causada pela falta de recursos para o judiciário. Não só em Gravataí, mas em todo país. Só uma Ordem representativa mobiliza uma sociedade para pressionar por soluções municipais, estaduais ou federais.

Com 35 anos, 12 de advocacia, Márcio é conselheiro da atual gestão, mas fala em “inovação”.

– É o momento da jovem advocacia, de dinamismo para resgatar o protagonismo da Ordem tanto na defesa das prerrogativas funcionais, como na interlocução com o judiciário e outros poderes.

Focando não só nos jovens advogados, Márcio apresenta um programa de qualificação para os profissionais usando ferramentas presenciais e online da Escola Superior de Advocacia, ligada a seccional gaúcha.

– Também queremos formar comissões temáticas para ajudar na formação, mas também fortalecer reivindicações futuras de cada área – diz o profissional com atuação principalmente no direito trabalhista e previdenciário.

Uma ampliação da sede da OAB também está na plataforma de Márcio, que se apresenta como o candidato de Ricardo Breier, que concorre à reeleição na Ordem gaúcha.

– Nesta quinta jantou com a gente em Gravataí.

Talvez identificando como principal adversário, Márcio deixa uma provocação à chapa de Elso Pires, que tem apoiadores eleitos em 2015, mas que por divergências com a atual gestão se desligaram da Ordem.

– Garantimos que não vamos renunciar.

 

LEIA TAMBÉM

ELEIÇÃO OAB | O que pensa Elso Pires

ELEIÇÃO OAB | O que pensa Deivti Dimitrios

 

A eleição e as chapas

 

A eleição para a escolha da nova diretoria da subseção Gravataí e para a seccional Rio Grande do Sul para o triênio 2019-2021 acontece nesta sexta, 30, entre às 9h e às 17h. Poderão participar da votação apenas advogados registrados pela OAB Gravataí e que estiverem com a mensalidade em dia até 31 de outubro. A projeção é de que o colégio eleitoral reúna pelo menos 500 advogados.

 

ELEIÇÃO GRAVATAÍ

: CHAPA 10 | OAB UNIDA

Presidente: Márcio Lopes Rodrigues

Vice-presidente: Gabriela Macedonia Pereira

Secretário-geral: Fábio Costa Oedmann

Tesoureiro: Leandro Horstmann

 

: CHAPA 11 | OAB FORTE

Presidente: Elso Pires

Vice-presidente: Rita Ramos

Secretário-geral: Eduardo Brittes

Tesoureiro: Ricardo Andrioli

 

: CHAPA 12 | REVIVA OAB

Presidente: Deivti Dimitrios Porto dos Santos

Vice-presidente: Marhsal Guilherme Brandini

Secretário-geral: João Marcelo Ferreira Saibro

Tesoureira: Fabiane Martins de Oliveira

 

ELEIÇÃO RS

: CHAPA 1 | OAB MAIS

Presidente: Ricardo Breier

Vice-presidente: Jorge Luiz Dias Fara

Secretária-geral: Regina Adylles Endler Guimarães

Tesoureiro: André Luis Sonntag

 

: CHAPA 2 | OAB EM FRENTE

Presidente: Paulo Roberto Petri da Silva

Vice-presidente: Luciane Lourdes Webber da Silva

Secretária-geral: Carolina Mayer Spina Zimmer

Tesoureiro: Jefferson dos Santos Alves

 

: CHAPA 3 | MUDA OAB

Presidente: Paulo Peretti Torelly

Vice-presidente: Maria Cristina Cereser Pezzella

Secretário-geral: Lucas Souto Bolzan

Tesoureiro: João Paulo Veiga Sanhudo

 

MAIS INFORMAÇÕES:

Para informações ou dúvidas, acesso o site da OAB clicando aqui.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade