O Seguinte: publica reportagens com os candidatos à presidência da subseção de Gravataí da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Márcio Rodrigues é o candidato da chapa 10. As matérias com os dois adversários você segue clicando nos link relacionados
O slogan "OAB Unida" reflete a aproximação de advogados de diferentes áreas do direito e matizes ideológicas em torno da candidatura de Márcio Rodrigues. Candidato pela chapa 10, o advogado ligado ao escritório Kahle & Bitencourt Advogados Associados, enfrenta a chapa 12 de Deivti Dimitrios e a chapa 11, de Elso Pires, nas eleições para a presidência da subseção de Gravataí, que acontecem nesta sexta.
– Somos advogados independentes, sem ligação com nenhum grupo, que querem uma ordem gerida de forma horizontal, para resgatar a dignidade da profissão e, com isso, fortalecer as instituições. A advocacia e a democracia andam juntas – resume Márcio, que tem apoio do atual presidente Marco Coimbra e de advogados dos principais escritórios de Gravataí, como os de Bruno Kahle, Moacir Bittencourt, Diego da Lima Veiga e Pinheiro Mendes.
Ideologicamente, une advogados como Cesar Peres e Hercules Perrone, cujos amigos, ao vivo ou das redes sociais, sabem ter posicionamentos diametralmente opostos.
– A Ordem tem que ser representativa dos direitos fundamentais da sociedade. Há projetos tramitando no congresso que afrontam princípios de proteção aos direitos civis. Precisamos nos posicionar contra retrocessos – defende, evitando citar quais polêmicas comprará caso eleito.
– A OAB sempre foi a favor da cidadania – responde.
Cuidadoso ao não citar exemplos, “para não personalizar”, Márcio alerta para a necessidade de melhorar a relação entre a classe e o judiciário.
– Identificamos por intermédio de uma pesquisa com colegas os principais problemas e irregularidades a que somos submetidos em nossa rotina em Gravataí, seja por interpretação ou conduta. Os advogados são representantes da sociedade civil. E inegavelmente há dificuldades no atendimento aos profissionais.
Márcio também quer uma OAB que busque melhorias para o Fórum.
– Não é uma coisa que se faz solitariamente. Precisamos estabelecer vínculos com o judiciário, mas também com os poderes políticos. A maioria dos problemas estruturais, como acúmulo de processos por falta de varas e servidores, é causada pela falta de recursos para o judiciário. Não só em Gravataí, mas em todo país. Só uma Ordem representativa mobiliza uma sociedade para pressionar por soluções municipais, estaduais ou federais.
Com 35 anos, 12 de advocacia, Márcio é conselheiro da atual gestão, mas fala em “inovação”.
– É o momento da jovem advocacia, de dinamismo para resgatar o protagonismo da Ordem tanto na defesa das prerrogativas funcionais, como na interlocução com o judiciário e outros poderes.
Focando não só nos jovens advogados, Márcio apresenta um programa de qualificação para os profissionais usando ferramentas presenciais e online da Escola Superior de Advocacia, ligada a seccional gaúcha.
– Também queremos formar comissões temáticas para ajudar na formação, mas também fortalecer reivindicações futuras de cada área – diz o profissional com atuação principalmente no direito trabalhista e previdenciário.
Uma ampliação da sede da OAB também está na plataforma de Márcio, que se apresenta como o candidato de Ricardo Breier, que concorre à reeleição na Ordem gaúcha.
– Nesta quinta jantou com a gente em Gravataí.
Talvez identificando como principal adversário, Márcio deixa uma provocação à chapa de Elso Pires, que tem apoiadores eleitos em 2015, mas que por divergências com a atual gestão se desligaram da Ordem.
– Garantimos que não vamos renunciar.
LEIA TAMBÉM
ELEIÇÃO OAB | O que pensa Elso Pires
ELEIÇÃO OAB | O que pensa Deivti Dimitrios
A eleição e as chapas
A eleição para a escolha da nova diretoria da subseção Gravataí e para a seccional Rio Grande do Sul para o triênio 2019-2021 acontece nesta sexta, 30, entre às 9h e às 17h. Poderão participar da votação apenas advogados registrados pela OAB Gravataí e que estiverem com a mensalidade em dia até 31 de outubro. A projeção é de que o colégio eleitoral reúna pelo menos 500 advogados.
ELEIÇÃO GRAVATAÍ
: CHAPA 10 | OAB UNIDA
Presidente: Márcio Lopes Rodrigues
Vice-presidente: Gabriela Macedonia Pereira
Secretário-geral: Fábio Costa Oedmann
Tesoureiro: Leandro Horstmann
: CHAPA 11 | OAB FORTE
Presidente: Elso Pires
Vice-presidente: Rita Ramos
Secretário-geral: Eduardo Brittes
Tesoureiro: Ricardo Andrioli
: CHAPA 12 | REVIVA OAB
Presidente: Deivti Dimitrios Porto dos Santos
Vice-presidente: Marhsal Guilherme Brandini
Secretário-geral: João Marcelo Ferreira Saibro
Tesoureira: Fabiane Martins de Oliveira
ELEIÇÃO RS
: CHAPA 1 | OAB MAIS
Presidente: Ricardo Breier
Vice-presidente: Jorge Luiz Dias Fara
Secretária-geral: Regina Adylles Endler Guimarães
Tesoureiro: André Luis Sonntag
: CHAPA 2 | OAB EM FRENTE
Presidente: Paulo Roberto Petri da Silva
Vice-presidente: Luciane Lourdes Webber da Silva
Secretária-geral: Carolina Mayer Spina Zimmer
Tesoureiro: Jefferson dos Santos Alves
: CHAPA 3 | MUDA OAB
Presidente: Paulo Peretti Torelly
Vice-presidente: Maria Cristina Cereser Pezzella
Secretário-geral: Lucas Souto Bolzan
Tesoureiro: João Paulo Veiga Sanhudo
MAIS INFORMAÇÕES:
Para informações ou dúvidas, acesso o site da OAB clicando aqui.