homenagem póstuma

Em missa in memoriam em Gravataí, filho vai reger Coral que maestro Agostinho Ruschel conduziu por 40 anos

Maestro faleceu aos 74 anos em março de 2021

O filho Igor Daniel Ruschel vai reger o Coral Arte e Cultura em missa em homenagem ao pai, o maestro Agostinho Ruschel, falecido em 28 de março do ano passado.

A celebração será neste domingo, às 19h, na Igreja Matriz de Gravataí, Nossa Senhora dos Anjos.

Igor será o maestro do grupo que regido por 40 anos por Agostinho.

Logo após a missa in memoriam, o Coral Arte e Cultura fará uma apresentação de sucessos novos e antigos consolidados pelo maestro.

– Será feita também a estreia mundial de uma de suas últimas composições completas, "Novo Tempo" – contou ao Seguinte: a esposa, Rosani Ruschel.

 

LEIA TAMBÉM

Morre maestro Agostinho Ruschel, autor do Hino de Gravataí

 

O maestro faleceu, em Gravataí, aos 74 anos, por complicações cardíacas. O músico, arranjador e compositor é o autor do Hino de Gravataí.

Natural de Estância Velha, é desde 2002 cidadão gravataiense por homenagem da Câmara de Vereadores e, no dia de sua morte, teve luto oficial decretado pelo prefeito Luiz Zaffalon.

À época o Coral divulgou nota: “… Não temos palavras para expressar a dor que sentimos. Palavras nunca foram nosso forte. Nossos sentimentos à esposa Rosani e ao filho, o também maestro Igor Daniel Ruschel. Durante 39 anos foi nosso condutor, nosso farol e nossa inspiração. Que Deus o receba de braços abertos. E de uma única coisa temos certeza: os anjos cantarão mais afinados e com arranjos belíssimos a partir de agora…”.

 

Assista ao vídeo do Seguinte: com imagens do maestro e, abaixo, ouça o Hino de Gravataí e siga o currículo de Agostinho Ruschel, Um Expoente do Brasil

 

 

 

UM EXPOENTE DO BRASIL

Regente do Coro Masculino 25 de Julho de Porto Alegre por 48 anos, o maestro Agostinho Ruschel estudou música sistematicamente desde a infância, tendo iniciado pelos cursos de piano e órgão, direcionando sua especialidade para a Regência Coral e a voz humana, composição e harmonia, através de cursos especializados em cada área com mestres renomados no assunto em âmbito nacional e internacional.

Além de Música, cursou também Filosofia e Teologia. Desde cedo notabilizou-se por sua atuação no movimento coral gaúcho. Como professor de Educação Musical e Artística, lecionou em estabelecimentos proeminentes da capital e cidades circunvizinhas, sempre trabalhando para divulgar a Música e a Arte nas escolas.

Ao longo de sua exitosa carreira, fundou vários Coros no Estado, entre os quais o extinto Coral da Icotron – Siemens – de Gravataí, em 1971, que se constituiu no primeiro coral de indústria no sul do país.

Publicou o Manual do Corista, amplamente divulgado entre os coros, e o Álbum de Exercícios, Vocalizes, Arranjos e Adaptações para Coro Infantil e Infanto-Juvenil. Suas composições e arranjos para coro são amplamente cantados e divulgados por todo o país.

As composições para coro têm como tema, sobretudo, a música sacra e religiosa, direcionadas para os vários momentos do culto, como também cantatas, missas, temas natalinos, etc.

Os arranjos – para coro misto, masculino e feminino – abrangem música brasileira, gaúcha, internacional e temas de filmes.

Era um profundo pesquisador e estudioso das obras de alguns dos maiores nomes internacionais da Regência e Canto Coral, como Kurt Thomas, Waldemar Klink, Hermann Scherchen e Waldemar Zopff.

À frente do Coro Masculino 25 de Julho de Porto Alegre desde 1973, suas turnês artísticas percorreram o Brasil de Sul a Norte, os países do Prata e ainda cinco grandes e exitosas turnês pela Europa, apresentando-se em países como Alemanha, França, Áustria e Luxemburgo, sempre com sucesso de público e crítica.

Dentre dezenas de concertos, apresentou-se em algumas das catedrais mais famosas do mundo, como a Notre Dame de Paris, Catedral de Colônia e a Catedral de Luxemburgo.

Possui ao menos quatro discos gravados e três CD's. Era um dos regentes fundadores da FECORS – Federação de Coros do Rio Grande do Sul.

 

Algumas condecorações

Diploma de Honra ao Mérito, da cidade alemã de Simmern – sul da Alemanha – pelo trabalho cultural desenvolvido à frente do Coro Masculino 25 de Julho de Porto Alegre – referente à Imigração Alemã no Estado.

Em julho de 1998 foi agraciado pela Federação Alemã de Coros com a Agulha de Prata para Regentes, pelos 25 anos de regência à frente do Coro Masculino 25 de Julho de Porto Alegre.

Em dezembro de 2002 recebeu o título de Cidadão Gravataiense, com aprovação unânime da Câmara de Vereadores, por sua grande contribuição cultural ao Município, de cujo hino também é autor.

Em dezembro de 1980 o jornal Agência de Notícias – Arte Musical – de Petrópolis (RJ) já apontava:

– Não conhecíamos, até então, esse competente regente e exímio arranjador que é o Maestro Agostinho Ruschel. Pelo que apresentou, já está entre os melhores arranjadores para Coral do Brasil. E a regência do mesmo é firme e corretíssima, sem exageros, possuindo uma ampla visão do ofício que parte dos mínimos detalhes para abranger o todo…

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade