no mundo do trabalho

Em órbita

Olhe para o céu! O sol, a lua, as estrelas. Com uma luneta a visão alcançará os planetas, outros astros e até buracos negros. Tudo em movimento e expansão infinita. Agora preste atenção a sua empresa. Veja como estão organizados os cargos, as áreas e as pessoas. Se olhar através do Organograma, tudo estará lá, perfeitamente alinhado, com uma direção pré-definida por setas e figuras geométricas. Pensando na vida e nos tempos de hoje, refletindo sobre a energia orgânica e ilimitada do próprio universo, será que a astronomia pode nos mostrar caminhos melhores? E se a sua empresa estivesse organizada por um Modelo Obital, como em uma galáxia?

O ponto aqui é sair do lugar comum, deixando de lado a planilha e se debruçando sobre o papel em branco, com lápis na mão e de preferência em grupo. Se pensarmos em um sistema modular de áreas, com responsabilidades e critérios bem estabelecidos, porém como dispositivos móveis, dotados de autonomia e ligados centro, talvez consigamos o máximo de brilho dos astros envolvidos (sem ser piegas), buscando ressaltar o maior potencial de cada envolvido. Um organograma Orbital, permite que tanto as áreas como as pessoas assumam a liderança conforme o momento e a necessidade. Permite prever e evitar o atrito entre planetas (áreas), o choque com cometas e outros sistemas (concorrência) ou cair em buracos negros (ineficiência e falta de produtividade). O Mundo do Trabalho pode ser reinventado!

Empresas como Google, Facebook ou o Banco Central do Brasil possuem organogramas Radiais ou Circulares, que mantém as áreas de decisão mais ao centro, expandindo para áreas mais operacionais nas extremidades, porém, reforçando e mantendo a integração.

Em um sistema Orbital o astro principal, ao centro, em geral é o cliente e, ao redor, toda a estrutura da empresa. A novidade é enxergar esse desenho em movimento circular, permitindo à cada agente de mudança da empresa uma constante transformação e influência direta no resultado final, com energia dinâmica e poderosa. Quantas vezes não se pensou em usar a T.I. para atender uma demanda específica da Administração ou do Comercial, mas o velho mapa quadrado impedia este movimento? Além disso, a forma tradicional reforça o pensamento do “isso não é comigo”, que tanto atrasa a organização e o desenvolvimento pessoal.

É preciso coragem Copérnica para propor uma mudança como essa, mas para muitas empresas têm o valor de um Renascimento. Aqui mesmo no Rio Grande do Sul, a Mercur, fabricante de produtos de borracha, tem como base um sistema Orbital de organograma. Sem dúvida, alguns pontos são fixos, pois se tudo estiver em movimento será líquido demais e é preciso gerar solidez. O fato é que a busca por melhoria não pode cessar, assim como a vida no Universo! Foco em resultados, coragem para as mudanças e manter-se em movimento, pode ser a chave para o sucesso!

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade