A tarde desta segunda-feira, 7, foi de mais um passo para o protagonismo das pessoas com deficiência de Gravataí. Em uma cerimônia no CTG Aldeia dos Anjos, com mais de 150 pessoas, intérprete de Libras e a presença do prefeito Luiz Zaffalon, 100 pessoas com deficiência deram início aos cursos de qualificação profissional.
– Gravataí é pensada para todos, e as empresas estão esperando profissionais qualificados para preencher as vagas disponíveis e, vocês, a partir de hoje, dão um passo muito importante para essa inserção no mercado de trabalho – disse o prefeito Zaffalon.
O curso vai oferecer qualificações nas áreas de auxiliar administrativo e auxiliar de produção. Além da capacitação, os participantes receberão uma bolsa-auxílio mensal, durante o período de aulas. A iniciativa é do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Gravataí (CMDPD) e da Prefeitura de Gravataí, por meio da Assessoria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência (APPPD), órgão subordinado à Secretaria Municipal de Governança e Comunicação Social (SGCOM), e do Ministério Público do Trabalho.
Conforme a secretária municipal substituta da SGCOM e uma das idealizadoras do projeto, Patrícia Lisboa, para os surdos e para as pessoas com deficiência física e visual os cursos serão lecionados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), sendo divididas as turmas em 30 alunos com deficiência visual e física. Já para as pessoas com deficiência intelectual, a capacitação ficará sob a responsabilidade da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).
Patricia relembrou alguns dos feitos do governo municipal na busca pela inclusão e pela acessibilidade. O Orcan My Eye, as rotas acessíveis, os programas de inclusão nas escolas e a construção do Centro Municipal de Educação Especial Irmã Soledade foram algumas das iniciativas citadas por ela.
– Queremos uma cidade para todos, um município que inclua as pessoas com deficiência em todas as áreas, e esta é a oportunidade de cada um dar um passo fundamental para uma vida de protagonismo. É um dia de festa para todos nós, pessoas com deficiência – destacou.
O vice-prefeito Dr. Levi Melo descreveu o momento como ímpar:
– Para nós, que estamos à frente de uma cidade, é um privilégio poder participar de um momento tão significativo na vida das pessoas com deficiência.
Sentimento partilhado pelo presidente do CMDPD, Roberto Barbosa, e pela presidente da APAE, Márcia da Silva, que, emocionada, destacou a importância da capacitação na vida de cada um.
– Tenho certeza de que este curso vai impactar na vida de cada participante – complementou.
Sobre o processo de inclusão dos alunos no Senac, o diretor da instituição, Gideão Monteiro, garantiu:
– Nossa escola é pensada para todos.
Também estiveram presentes ao evento as instituições colegiadas participantes do projeto: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Centro Ocupacional dos Familiares, Amigos e Deficientes Mentais de Gravataí/RS (Cofameg), Associação das Pessoas com Deficiência Visual e Amigos de Gravataí (ADVA), Associação Down Chute no Preconceito e Associação Camaleão Azul.