Gravataí está em Situação de Emergência em Gravataí desde a noite desta terça-feira.
O decreto assinado pelo prefeito Luiz Zaffalon, válido por 180 dias, autoriza mobilização de todos os órgãos municipais e convocação de voluntários para ações, além de permitir entrar em residências para socorro, desapropriar áreas de risco e dispensar licitações para processos emergenciais.
Conforme balanço divulgado pela Prefeitura nesta quarta-feira, Gravataí tem 10 pessoas desabrigadas e 50 desalojadas e abrigadas em casas de familiares ou amigos, após resgate pela Guarda Municipal.

Conforme dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o volume de chuvas chegou a 252 milímetros, o que corresponde ao dobro da chuva prevista para abril.
O Rio Gravataí chegou a 4,1 metros, quase 2 acima do nível normal, que é de 2,60, conforme medição na estação do Passo das Canoas, no Caça e Pesca.
A Prefeitura também bloqueou o trânsito na rua Vasco Alves, na ponte sobre o Arroio Barnabé.

Em caso de urgência ou emergência, o cidadão pode ligar para a Guarda Municipal 153, Corpo de Bombeiros 193 ou entrar em contato com a Defesa Civil pelo WhatsApp (51) 9.9677.5371.
São solicitados colchões e cobertores. Contatos podem ser feitos com a Promoção Social no 993038506.
LEIA TAMBÉM