A Secretaria Estadual de Saúde confirmou à Prefeitura nesta segunda-feira, dia 6, mais quatro casos de COVID-19 em Cachoeirinha: um menino de 9 anos que está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, uma mulher de 40 anos, que está de quarentena após ter tido alta hospitalar, e uma mulher de 36 anos e de um homem de 47 anos, que tiveram contato com um caso confirmado em Porto Alegre e estão em quarentena domiciliar.
Ao todo, a cidade já está com seis casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus.
A primeira paciente, de 42 anos, se recupera bem. É uma profissional da área da saúde, que trabalha em Porto Alegre e mora em condomínio de Cachoeirinha. Ela está em isolamento domiciliar há mais de 10 dias e apresenta sintomas leves.
O segundo paciente, o vice-prefeito Maurício Medeiros, 59 anos, também em isolamento domiciliar, já não apresenta nenhum sintoma. Ele realizou viagem para fora do Rio Grande do Sul. Após viagem para cruzeiro pela costa brasileira, onde também estava a paciente do primeiro caso confirmado em Gravataí, Maurício e a esposa foram testados. O dela não apontou infecção, o dele foi inconclusivo e, após contraprova no Rio de Janeiro, a COVID-19 foi identificada.
Todos os casos, nenhum deles acima de 60 anos, como indica também a média gaúcha, são acompanhados pela Secretaria Municipal de Saúde.
Em caso de sintomas baixe o aplicativo Cachoeirinha contra o coronavírus, desenvolvido pelo governo Miki Breier para permitir a realização de uma checagem de saúde por meio do celular.
Os usuários fornecem informações, como sintomas e histórico de doenças, e o software faz uma triagem dos casos. O relato é enviado à Secretaria Municipal de Saúde e avaliado por profissionais da área.
Havendo casos suspeito, o médico entra em contato e fornece as orientações devidas.
LEIA TAMBÉM
Miki: não serei o prefeito lembrado por contar corpos
Clique aqui para ler a cobertura do Seguinte: para a crise do coronavírus