Seis alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Paulo Freire, de Gravataí, foram aprovados no Vestibular de Verão 2026 do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul). Os estudantes vão ingressar no Ensino Médio integrado a cursos técnicos, uma das modalidades mais concorridas da instituição.
A conquista é resultado de um trabalho iniciado ainda em 2025, dentro do ambiente escolar, com foco na preparação acadêmica e no incentivo à continuidade dos estudos. Na Emef Paulo Freire, parte dos alunos também integrou o projeto Partiu IF, iniciativa voltada à preparação para o Ensino Médio e ao enfrentamento das desigualdades educacionais, ampliando o acesso de estudantes da rede pública ao ensino técnico federal.
Para a secretária municipal de Educação, Aurelise Braun, as aprovações simbolizam mais do que um bom desempenho em um processo seletivo: representam superação e um marco no fortalecimento da educação pública do município.
“Ter esses alunos tão jovens aprovados no vestibular do IF nos faz lembrar que a força de vontade é a base para conquistar objetivos e superar desafios. Gravataí vive uma nova etapa na educação e esses resultados comprovam que estamos no caminho certo para aumentar índices e trazer ainda mais qualidade para o ensino”, afirmou.
Os aprovados
No curso de Ensino Médio e Técnico em Redes de Computadores, foram aprovados:
- Pietro Renan Heldt Teixeira – 1º lugar
- Davi Santos Azevedo
- João Vitor Chivaski Martins
Já no curso de Ensino Médio e Técnico em Informática para Internet, os aprovados são:
- João Pedro Rangel de Souza
- Ryan Blanco da Silva
- Kaylaine Purper de Souza






